Como Identificar um Maçom em 2024 (6 Maneiras)

Neste artigo você irá aprender algumas dicas sobre como identificar um maçom em 2022 através de 6 maneiras diferentes. A maçonaria é uma irmandade que possui seus primeiros registros a partir do século XIV, e desde então vem guardando diversos segredos.

Muitos acreditam que os maçons fazem parte de alguma organização secreta e que possuem planos de dominação, porém o que se sabe é que eles são um grupo, que se unem e trabalham em diversos objetivos distintos.

Sabe-se ainda que os maçons existem na sociedade e eles possuem até mesmo suas sedes em diversas cidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, as chamadas lojas maçônicas. Mas como identificar um maçom?

Como saber se uma pessoa faz parte da Maçonaria?

A grande maioria dos maçons são muito discretos, sendo que eles não dizem normalmente que fazem parte de uma loja maçônica, e identificá-los é tarefa para os mais observadores que normalmente ficam de olho em alguns sinais.

Para identificar se uma pessoa faz parte da maçonaria a melhor maneira é perguntado, pois apesar de serem discretos, a grande maioria dos maçons não fazem questão de falar sobre o assunto, e em alguns casos podem até mesmo convidá-lo para conhecer um pouco mais.

Uma outra maneira de saber se uma pessoa faz parte da maçonaria é através de alguns sinais como uso do símbolo em broches, chaveiros, ou até mesmo em adesivos no carro ou em outros itens.

Existem ainda os famosos apertos de mãos e assinaturas característicos da maçonaria, que podem ser observados e ajudam a identificar se uma pessoa faz parte da maçonaria ou não.

Qual o perfil para entrar na maçonaria?

O perfil para entrar na maçonaria não é algo muito complexo e o primeiro ponto chave é ser maior de idade e do sexo masculino, pois a maçonaria é uma irmandade exclusivamente para homens.

O segundo ponto para entrar na maçonaria é ter uma vida relativamente estabelecida, como por exemplo possuir um emprego formal, ou ainda uma empresa, ser casado e possuir filhos.

O perfil ideal para entrar na maçonaria é acima dos 30 anos, pois os mais jovens podem não ter ainda a maturidade necessária para se entrar em uma irmandade que preza pela discrição.

VEJA TAMBÉM:  Altura e Peso do Danilo Gentilli (2024) Idade, biografia

Como se vestir como um maçom?

A não ser dentro da celebração em uma loja maçônica e dependendo ainda muito do grau, a vestimenta de um maçom é normal, utilizando roupas comuns do dia a dia, como qualquer cidadão.

Já em algumas ocasiões na loja maçônica existe a exigência de um traje específico, utilizado pelos maçons de níveis mais avançados, e normalmente são confeccionadas somente para pessoas específicas.

Para se vestir igual um maçom basta utilizar roupas normais no dia a dia, pois é assim que eles se vestem normalmente, sendo que os trajes específicos são usados somente nos ambientes e nos momentos apropriados por pessoas que fazem parte da irmandade.

VEJA: Simpatia para atrair dinheiro com sal grosso.

Como reconhecer um maçom em público?

Os maçons são pessoas comuns, vivendo as suas vidas, e fazendo basicamente o que qualquer pessoa faz normalmente, sendo que para identificar um maçom em público somente se ele quiser demonstrar que faz parte da maçonaria.

A maneira mais simples é observando alguns detalhes como o carro, pois a grande maioria dos maçons utilizam adesivos da maçonaria em seus veículos, indicando que eles fazem parte da irmandade e em alguns casos identificando a loja maçônica que frequentam.

Como identificar um maçom?

Confira agora algumas dicas para observar de modo que seja possível identificar um maçom através de detalhes que podem passar despercebidos pela grande maioria das pessoas.

Símbolo da Maçonaria

1- Cumprimento Maçom

Existem alguns apertos de mão característicos dos maçons que podem servir de sinal para identificá-los.

São eles:

  • Nível aprendiz: o dedão deve pressionar a junta do dedo indicador do outro;
  • Nível companheiro: o dedão é pressionado contra junta entre o dedo indicador e a do dedo médio;
  • Nível companheiro real: o dedão é pressionado na junta do dedo médio;
  • Nível mestre: o dedão é pressionado contra junta entre o dedo médio e o anelar;
  • Nível mestre real: os três dedos medianos são pressionados contra o pulso.

Se durante um aperto de mão você identificar algum destes cumprimentos, este é um forte indício de que aquela pessoa faz parte da maçonaria, e é necessário ter uma certa atenção, pois os gestos são feitos de forma natural e imperceptível para a maioria.

2- Abraço maçônico

O abraço é uma outra característica que pode ser utilizada para se identificar um maçom, pois eles se abraçam de um forma diferente, o que é um forte indício de que determinada pessoa ou grupo faz parte de uma loja maçônica.

O abraço maçônico é feito colocando um braço por baixo junto a cintura e o outro sobre o ombro, passando por cima, formando assim uma espécie de “X”, durante o abraço existe ainda um toque batendo 3 vezes nas costas.

O abraço pode ainda ser trocado de posição por mais 3 vezes identificando assim um abraço maçônico completo, sendo este um dos mais fortes indícios de que a pessoa que está abraçando faz parte da maçonaria.

VEJA TAMBÉM:  Sonhar com Unha Caindo, Quebrada, Do Pé, Da Mão (Significados)

3- Assinaturas maçom

A assinatura de um maçom é uma das maneiras mais simples de identificá-los, porém com a sua popularidade, ela vem ficando cada vez mais comum por pessoas que não fazem parte da maçonaria.

Por isso a assinatura não é mais um indício de que uma pessoa é maçom, pois ela pode simplesmente estar assinando daquela maneira, sem necessariamente fazer parte de uma loja maçônica.

Porém a assinatura de um maçom consiste em uma assinatura normal, com 3 pontinhos no final da assinatura, no formato de um triângulo. Assim é feita a assinatura de um maçom, e por ser muito simples é amplamente copiada.

4- Como saudar um maçom

Para saudar um maçom você pode fazer qualquer gesto que já está acostumado, seja um aperto de mão, ou até mesmo um abraço convencional como você sempre faz com todas as pessoas que conhece.

Caso faça parte de alguma loja maçônica você irá aprender as saudações corretas, e com quais pessoas você deve utilizá-las.

Saudar um maçom com uma saudação exclusiva sem fazer parte da irmandade pode em alguns casos ser um insulto para a pessoa, pois mostra que você está desrespeitando tudo que a maçonaria representa para aquela pessoa em questão.

5- Aperto de mão de maçom

#image_title

O aperto de mão de maçom é característico de cada nível individual dentro da irmandade, sendo que cada um representa um determinado conhecimento e experiência dentro da maçonaria.

Existem os apertos de mãos mais comuns, que algumas pessoas fora da irmandade conhecem e que já foram descritos no item 1, porém existem ainda outros que só são revelados dentro das lojas maçônicas e são conhecidos apenas pelos frequentadores.

6- Símbolos e sinais maçônicos

#image_title

O símbolo mais característico da maçonaria e que pode ser utilizado para identificar um maçom é o compasso com o esquadro, que representa os criadores da irmandade, os pedreiros do século XIV que iniciaram a maçonaria.

Existem ainda alguns outros sinais como os três pontinhos em formato de triângulo na assinatura, e também o uso de broches e adesivos com o símbolo tradicional, que podem ser utilizados para se identificar um maçom.

Outras curiosidades sobre os maçons

A maçonaria iniciou como um grupo de amigos no século XIV, onde os engenheiros da época, que faziam os serviços dos atuais pedreiros começaram a se reunir para compartilhar seus segredos.

Uma outra curiosidade é que o maior castigo dentro da maçonaria é a expulsão, que acontece em casos extremamente graves e normalmente pelo vazamento de algum segredo de dentro da loja maçônica.

O processo para entrar na maçonaria é complexo e exige o convite de dois membros, e também uma série de reuniões e entrevistas para verificar se a pessoa convidada pode ou não fazer parte de uma irmandade tão séria.

Existem ainda muitas curiosidades nunca reveladas sobre a maçonaria e que só nos cabe especular, sendo que o que realmente ocorre dentro de uma loja maçônica, somente os membros que ali frequentam poderão informar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *