Como Fazer Manteiga de Garrafa – É saudável?

No artigo de hoje você irá aprender a fazer manteiga de garrafa em casa, utilizando um passo a passo completo para fazer este ingrediente tradicional em diversas receitas, principalmente na culinária nordestina.

A manteiga de garrafa é utilizada para trazer um sabor característico e muito apreciado para diversos pratos, sendo ainda comum em diversos restaurantes da alta gastronomia.

Confira agora como fazer manteiga de garrafa, qual a receita completa, e também descubra se o ingrediente é saudável e se pode ser utilizado no dia a dia, para melhorar os seus pratos e também a sua saúde.

Como fazer manteiga de garrafa?

A manteiga de garrafa, também conhecida como manteiga clarificada na culinária francesa, é quando se retira toda a água e outras partes sólidas presentes naturalmente na manteiga e o resultado final é somente a gordura pura, com alta concentração de sabor.

Veja como fazer a manteiga de garrafa:

Ingredientes:

  • 1 barra de manteiga sem sal
  • Garrafa ou pote de vidro
  • Peneira

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela no fogo médio, aqueça a manteiga até que ela fique toda derretida;
  2. Com a manteiga totalmente líquida, coloque em fogo baixo e deixe ferver;
  3. Comece a mexer lentamente até que comece a se formar uma espuma branca na superfície;
  4. Continue mexendo até que toda a espuma desapareça (cerca de 10 à 15 minutos);
  5. Desligue o fogo e deixe a manteiga esfriar um pouco;
  6. Irá ficar algumas partes brancas por cima da manteiga, esta são as partes sólidas que serão coadas;
  7. Com a manteiga um pouco mais fria, coe direto na garrafa que será armazenada;
  8. O resultado é um óleo, ou seja a gordura pura da manteiga, que é a manteiga de garrafa;
  9. Sua manteiga de garrafa já estará pronta para ser utilizada no preparo de diversas receitas.
VEJA TAMBÉM:  Como a Avon coloca cheiro na revista? (2024) Entenda

Manteiga de garrafa é saudável?

A manteiga de garrafa nada mais é que a gordura pura da manteiga tradicional, ou seja toda a água e partes sólidas da manteiga são retiradas no preparo, restando apenas uma espécie de óleo.

Por ser uma gordura animal altamente concentrada, a manteiga de garrafa não é necessariamente saudável, e pode ser considerada como um óleo de cozinha tradicional, sendo que a grande diferença está no sabor.

A manteiga de garrafa então pode não ser muito saudável, e é recomendado o uso moderado em receitas que seja necessário o uso da manteiga de garrafa, como em pratos tradicionais do Nordeste.

#image_title

Qual o preço da manteiga de garrafa?

O preço da manteiga de garrafa varia muito em cada região do país, e também da qualidade da manteiga utilizada em seu preparo, sendo que algumas tem ainda a certificação orgânica que encarece o produto.

Na internet é possível encontrar manteiga de garrafa a partir de R$30,00 por uma garrafa com 200 gramas, porém o preço pode chegar até R$100,00 em manteigas de garrafa mais requintadas.

VEJA: Como fazer chantilly com nata.

Para que serve manteiga de garrafa?

A manteiga de garrafa é muito utilizada na culinária, por ser uma gordura de origem animal que normalmente traz muito mais sabor que os óleos vegetais por exemplo.

No Brasil ela é mais comum na culinária nordestina, sendo utilizada no preparo de diversas comidas típicas como o acarajé, baião de dois e também no preparo da carne de sol.

A manteiga de garrafa também está presente na culinária francesa, principalmente no preparo de molhos clássicos, como o Béarnaise, Hollandaise, sendo praticamente obrigatório em seus preparos.

VEJA TAMBÉM:  Altura e Peso da Letícia Sabatella (2024) Idade, biografia

Quais os benefícios da manteiga de garrafa?

Um dos benefícios principais da manteiga de garrafa é o seu sabor, que faz dela muito utilizada na gastronomia em substituição de óleos vegetais, pois ela é de fonte animal e traz uma complexidade maior para diversos pratos.

Porém existem ainda outros benefícios para a manteiga de garrafa, como vitaminas e minerais presentes naturalmente na gordura animal, que em quantidades moderadas apresentam efeitos benéficos para o organismo.

A manteiga de garrafa apesar de ser 100% gordura pode ser inserida na dieta de maneira moderada, em substituição de outras gorduras e estudos recentes mostram que o fato dela ser de origem animal, faz dela mais saudável que a margarina por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *