Como fazer Chantilly com Nata (Passo a Passo)

Neste artigo você irá aprender como fazer chantilly com nata em um passo a passo completo e simples, para que possa utilizá-lo em suas sobremesas e melhorar ainda mais as suas receitas.

O chantilly é bastante famoso na culinária, tendo sua origem na França por volta do século XVII, e atualmente é utilizado em diversas sobremesas ao redor do mundo, principalmente em bolos e doces.

Como fazer chantilly com nata no liquidificador

O chantilly é tradicionalmente feito em uma batedeira, para que seja inserido o ar na nata de modo que ele fique leve e parecido com uma nuvem. Porém existe uma receita onde é possível fazer o chantilly com nata no liquidificador.

Ingredientes:

  • 500 gramas de Nata (bem gelada);
  • 250 gramas de leite condensado.

Modo de Preparo:

  1. Adicione a Nata gelada no liquidificador e bata até chegar na consistência de chantilly (cerca de 3 até 5 minutos);
  2. Adicione o leite condensado em fio ainda com o liquidificador ligado;
  3. Depois de ter adicionado todo o leite condensado continue batendo para incorporar bem (cerca de 2 ou 3 minutos);
  4. Desligue o liquidificador e estará pronto o seu chantilly.

Cuidado para não bater demais, pois a nata pode acabar virando manteiga, uma dica é sempre bater menos que o tempo indicado, deste modo você evita perder toda a sua receita.

VEJA TAMBÉM:  Altura e Peso do Silvio Santos (2024) Idade, biografia

Como fazer chantilly com nata na mão

O chantilly tradicionalmente era feito na mão, com a ajuda de um fuê, que funciona como  as pás da batedeira, porém leva um tempo muito maior para se conseguir a consistência necessária.

Ingredientes:

  • 500 ml de nata bem gelada;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar;

Modo de Preparo:

  1. Coloque a nata em uma vasilha de vidro;
  2. Com a ajuda de um fuê vá batendo vigorosamente e adicionando o açúcar aos poucos;
  3. Bata sem parar até chegar na consistência desejada (entre 10 e 15 minutos).
#image_title

Como fazer chantilly com nata e leite ninho

O chantilly possui diversas variações que podem ser utilizadas em sobremesas específicas, sendo uma delas a de leite ninho, que pode ser feita para coberturas de bolo ou ainda cupcakes.

Ingredientes:

  • 250 ml de nata gelada;
  • 7 colheres de sopa de leite em pó;
  • 3 colheres de sopa de leite condensado;

Modo de Preparo:

  1. Junte a nata, o leite em pó e o leite condensado no recipiente da batedeira;
  2. Bata em velocidade média até formar a consistência (picos) do chantilly (cerca de 3 a 5 minutos);

Cuidado para não bater muito, pois a nata pode acabar virando manteiga, e estragar toda a sua receita, o ideal é ficar sempre de olho e quando estiver próximo da consistência desejada, desligue a batedeira.

Como fazer chantilly com nata e creme de leite

O chantilly pode ser feito tanto com a nata quanto com o creme de leite fresco, pois os dois são praticamente a mesma coisa, sendo que a única diferença é que a nata possui um pouco mais de gordura, o que faz dela ideal para algumas receitas.

Você pode mesclar a nata e o creme de leite na hora de fazer o chantilly seguindo qualquer receita acima, respeitando sempre a quantidade máxima indicada.

VEJA TAMBÉM:  Altura e Peso do Anderson Neiff (2024) Idade, biografia

O mais importante é nunca bater muito o seu chantilly para que ele não vire manteiga, algo que acontece tanto com a nata quanto com o creme de leite tradicional.

VEJA: Molhos para carne.

Para que serve a nata?

A nata possui diversas utilizações na culinária e além do chantilly ela ainda pode ser usada para o preparo de bolos e biscoitos que são característicos por derreterem na boca, e serem ainda conhecidas como receitas de vó.

Com um alto percentual de gordura, a nata apesar de deixar algumas receitas menos aeradas que o creme de leite, por exemplo, é responsável por deixar bolos e doces mais fofos e úmidos.

Porque o chantilly vira manteiga?

A nata que é a matéria prima do chantilly, também é da manteiga, que ocorre após o estágio do chantilly, sendo que no preparo ela é batida em altas velocidades para que toda a gordura se junte, formando desta maneira a manteiga tradicional.

Como saber se o chantilly está no ponto certo?

Quando estiver batendo a nata para fazer chantilly é importantíssimo parar no ponto certo, antes que ela vire manteiga. Para saber o ponto certo do chantilly existem algumas técnicas muito utilizadas por confeiteiros.

A primeira, é afundar um utensílio como garfo por exemplo na mistura, e na hora de tirar verificar se ele forma o chamado bico, ou seja se ele sobe e fica estável, este é um indicativo do ponto certo do chantilly.

Uma outra técnica é virar a vasilha que o chantilly está sendo batido, se ele permanecer firme sem escorrer, significa que ele está no ponto certo, caso contrário é necessário bater um pouco mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *