Quantos Números tem o RG? Onde fica? (Exemplos)

Quer saber quantos números tem o RG e onde fica? Então, saiba que logo abaixo vamos mostrar tudo. Além disso, também vai ter muita informação sobre RG, como fazer o novo RG e muito mais.

RG é a sigla de Registro Geral, conhecido também como carteira de identidade ou cédula de identidade, esse é um documento que permite a identificação de uma pessoa.

Quantos dígitos tem o RG em cada estado?

O RG é um documento que permite a identificação das pessoas. Ele é obrigatório para todos os brasileiros e serve justamente para comprovar a identidade dos cidadãos, por meio dos dados dele, assinatura, digital e foto.

O RG é um documento muito solicitado em diversas situações. A emissão dele é totalmente gratuita, e apesar disso ainda tem muitos brasileiros que não tem esse documento.

Sem o RG não é possível se ingressar em escolas, se cadastrar no SUS, etc. A emissão desse documento é de extrema importância, pois é por meio dele tem como comprovar sua identidade.

Uma dúvida comum entre as pessoas é quantos dígitos tem o RG em cada estado, saiba que não tem um padrão para a quantidade de dígitos no RG. Isso porque cada estado pode emitir RG e ter diferentes órgãos expedidores. Portanto, não existe uma regra em relação aos dígitos que tem o RG.

Exemplos de números de RG

Os números de RG variam muito, isso porque não existe uma regra única para numerar esse documento de identidade. Isso porque cada estado tem autonomia para emitir o RG da forma como quiser.

VEJA TAMBÉM:  Agenda do Xand Avião 2024

No Rio de Janeiro e em São Paulo por exemplo o RG segue o modelo de oito algarismos mais um dígito de confirmação. Por exemplo: 00 000 000-0. Mas, cada estado tem o seu modelo de registro geral como preferir.

Onde fica o número do RG?

No modelo antigo tradicional o número do RG fica localizado na parte de trás do documento, ou seja, ele fica atrás da parte da foto. É muito fácil localizar o número do RG.

Para verificar o número do RG é só localizar a área escrita “RG” ou “Registro Geral”. Logo após vai estar todo o número do RG. Portanto, saiba que é bem simples localizar onde fica o número do RG.

novo rg
#image_title

Quantos dígitos tem o novo RG?

Agora o RG está com um modelo novo, e é chamado de Carteira de Identidade Nacional conhecido pela sigla CIN. Essa nova versão entrou em vigor em 2022 e conta com muitas novidades.

O novo RG agora é composto pelos 11 dígitos do CPF, isso quer dizer que não tem mais numeração própria. Essa alteração surgiu para deixar mais simples a utilização do documento e combater principalmente a fraudes de documentos.

Com o novo RG a numeração do documento é única e a autenticidade pode ser checada por QR Code, até mesmo offline. Sendo assim, somente o CPF vai ser considerado.

Como saber se o número do RG está correto?

A melhor forma de saber se o número do RG está correto é consultando o número direto no documento. Mas, se não tem o documento em mãos é possível fazer a consulta com o CPF.

Para saber se o número do RG está correto é possível acessar o site Meu INSS e consultar. Nesse site tem muitos dados pessoais cadastrados, sendo que um deles é o número do RG.

Como fazer o novo RG?

A maioria das pessoas ainda tem dúvidas em relação ao novo RG, e uma delas é como emitir esse novo documento. Agora o RG é chamado de CIN (Carteira de Identidade Nacional).

VEJA TAMBÉM:  Agenda Bonde do Forró Agosto e Setembro 2023

Para fazer o novo RG é preciso estar com os seguintes documentos em mãos: certidão de nascimento ou casamento, documento de identificação com foto e CPF regularizado.

Para emitir o novo RG é preciso comparecer às unidades de segurança e institutos de identificação de sua cidade. Na unidade é só apresentar os documentos citados e eles darão todas as informações necessárias.

Além disso, é importante ressaltar que o cidadão só poderá ter acesso ao novo RG se o CPF dele estiver regularizado, pois ele vai ser o único número de identificação.

Agora, a partir de 2032 o novo RG será obrigatório em todo o país. Isso quer dizer que a versão antiga do documento não vai ser mais válido. Portanto, não precisa ter pressa, pois o prazo para fazer a troca para o novo RG vai até 2032.

E quem tiver mais de 60 anos poderá fazer o uso da versão antiga do documento por tempo indeterminado. A Carteira de Identidade Nacional já está sendo emitida em todo o país.

Aconteceram muitas mudanças no novo RG, a Carteira de Identidade Nacional agora será o registro geral válido em todo o país, através do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

O novo RG vai ter um QR Code para que o cidadão possa acessar o documento na versão digital. Além disso, vai ter também um código MRZ que é o mesmo emitido nos passaportes. Na carteira vai ter como colocar informações detalhadas da pessoa, como se ele é doador de órgãos e tipo sanguíneo.

Agora que você sabe tudo sobre o RG, aproveite para compartilhar este artigo com alguém que você sabe que vai se beneficiar com esse conteúdo, como seus amigos e familiares. Além disso, aproveite para já ir providenciando o seu novo documento de identificação que agora será o documento válido em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *