Qual é o Dígito da Agência? O que é Dígito da agência?

Muito se houve falar sobre o digito quando se fala em contas bancárias, mas qual é o dígito da agência? No artigo de hoje você irá entender um pouco mais porque toda agência tem um dígito, e para que ele serve.

Como ver qual é o dígito da Agência?

O dígito da agência normalmente fica nos cartões dos bancos, seja no cartão para acessar a sua conta, ou até mesmo no cartão de crédito ou débito. Normalmente ele é um número de um único algarismo, que aparece depois de um traço “-”, ou espaço.

Quando se abre uma conta bancária, também é comum vir nos papéis assinados do banco, o número da sua conta e o número da agência com o seu dígito.

Atualmente com uma pesquisa rápida na internet é possível encontrar o número de cada agência e também o seu dígito verificador para todas as agências de todos os bancos que existem no Brasil.

O que é dígito da Agência?

O dígito da agência é um autenticador numérico, ou seja, ele é responsável por validar se aquela agência para onde se deseja fazer algum pagamento ou transferência, realmente existe.

É devido ao dígito da agência que diversas transações e pagamentos não acabam caindo em contas erradas, pois quando o dígito está errado o sistema não valida a operação, e o dinheiro não vai para nenhum lugar, nem o certo e nem o errado.

VEJA TAMBÉM:  Rastrear Pedido BBM Logística (2023) Prazo, Telefone

Este número é responsável por informar a todo o sistema bancário se uma agência existe ou não de verdade, evitando erros, ou até mesmo fraudes, que poderiam prejudicar diversas pessoas.

Onde fica o dígito da agência no cartão?

Cada banco e cada modelo de cartão posiciona o número da conta e da agência e de seu dígito de uma maneira diferente. Sendo que a grande maioria coloca na frente, na parte inferior do cartão.

Porém esta não é uma regra, e alguns cartões podem vir com o número da agência em uma posição diferente, e até mesmo no verso.

Para encontrar o dígito de sua agência no seu cartão, você deve analisá-lo com cuidado, e irá ver alguns números diferentes, porém a agência com o seu dígito sempre é representada por 4 números, seguidos de um traço “-”, e o dígito, o último número.

Normalmente a agência é representada seguindo o seguinte modelo: XXXX – X, onde o “X”, é substituído pelos números da sua agência, e do dígito verificador dela.

VEJA: Desbloquear assinatura eletrônica.

Cuidado para não esquecer o dígito da agência

O ideal é sempre ter de cabeça o número da sua conta, e também o número da sua agência com o dígito, além é claro da sua senha, mas nem sempre conseguimos nos lembrar de tantos números.

É claro que você pode sempre consultar o seu cartão, mas pode ocorrer de não ter ele por perto a todos os instantes, e precisar do dígito da sua agência, neste caso, você pode ligar para a agência para ter certeza de qual o dígito dela.

Uma outra opção é pesquisar na internet qual o dígito da sua agência, baseado no endereço do seu banco, deste modo você encontra facilmente o dígito verificador, e pode utilizá-lo mesmo sem o seu cartão do banco.

VEJA TAMBÉM:  Quanto ganha um embaixador da Avon no Brasil? (2024)

Porém o ideal mesmo é ter os números de cabeça, para não passar aperto na hora de utilizar a sua conta bancária, então vale o esforço para tentar decorá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *