Por que as freiras não podem mostrar o cabelo? Descubra!

Descubra por que as freiras não podem mostrar o cabelo logo abaixo. Além disso, veja também qual é a função de uma freira, confira algumas tradições das freiras, como é a vida das irmãs carmelitas e muito mais.

Freiras são as mulheres que se dedicam à religião, no caso a católica, e assumem um compromisso com a igreja, na qual elas se recolhem em um convento e passam a dedicar a vida aos serviços religiosos.

Porque as freiras têm que cobrir o cabelo?

O acórdão do TRF (Tribunal Regional Federal) acolheu um parecer do Ministério Público Federal, que informa que o uso do véu está associado à convicção religiosa da freira, protegida pela Constituição Federal. E é por isso que elas tem que cobrir o cabelo.

Como se chama o que a freira usa na cabeça?

O pano usado na cabeça das freiras se chama véu. O véu pode ser encontrado de diversos tamanhos, formas e cores, sendo que cada um deles pode ter um significado diferente.

O uso do véu está na Bíblia em 1 Coríntios 11:5, que está escrito o seguinte: “Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra sua cabeça”. Por isso que as freiras utilizam o véu na cabeça que é parte do hábito, hábito é o o nome das roupas das freiras.

VEJA TAMBÉM:  Que horas abre a Receita Federal? (2024) Horário

VEJA: Que roupas as freiras usam.

Qual é a função de uma freira?

Freira vem do feminino da palavra Frei, e do latim Frater, que significa irmão. Freira é uma palavra usada para definir uma mulher que tem a jornada de consagração total, onde seus princípios e valores são voltados ao reino de Deus.

As freiras constituem uma Congregação Religiosa, onde tem o compromisso de professarem diferentes votos, como obediência, castidade e pobreza. As freiras vivem a vida em total fraternidade junto as pessoas e em comunidade.

Uma das funções de uma freira é se dedicar totalmente a servir os irmãos menos favorecidos, bem como ter a oração como principal ferramenta de trabalho. As funções de uma freira vai depender da missão do instituto religioso da qual ela faz parte.

Ao deixar sua casa, a freira passa a viver para Deus e para os irmãos. Mas, isso não indica que ela perde suas origens e contato com pessoas próximas, mas que sua missão muda e é voltada para servir a Deus e os irmãos.

Freiras
#image_title

Como é a vida das irmãs carmelitas?

A rotina das irmãs carmelitas começa logo cedo. Durante o dia elas fazem leitura de Salmos, rezam, e ainda dividem suas horas de oração com os trabalhos no convento, que vão dede a manutenção da casa a trabalho manuais que ajudam no sustento delas.

As freiras vivem do que produzem, como imagens, escapulários e terços e também das doações da comunidade. Elas atendem as pessoas que aparecem no convento, oram por elas. Essa é um pouco da vida das freiras.

VEJA TAMBÉM:  Top 30 Nomes Alemães Femininos (LISTA)

Algumas tradições de freiras

As freiras são mulheres da Igreja Católica que renunciaram suas vidas comuns em sociedade para se recolher em um convento ou mosteiro e dedicar sua vida a Deus, passando a viver a vida em regime de clausura conventual, onde se dedica aos serviços religiosos.

As freiras assumem os compromissos de obediência, castidade e pobreza por meio de votos. Normalmente as freiras desenvolvem obras de caridade, de educação a jovens e criança, entre outros.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a vida das freiras, o motivo delas não mostrarem o cabelo, um pouco mais da rotina delas e outros conteúdos, então aproveite para compartilhar este post com alguém que você acha que tem interesse em saber mais sobre as freiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *