Onde o Sol nasce e se põe? Descubra!

Descubra agora onde o Sol nasce e se põe, e confira ainda algumas técnicas de localização utilizadas por séculos para saber exatamente a sua posição de acordo com a localização do sol e o horário do dia.

Saber exatamente quais as localizações do Sol, principalmente no momento em que ele nasce e se põe, sempre foi a maneira utilizada para se localizar antes dos instrumentos de navegação como a bússola.

Independente da cidade ou do país em que você se encontre, o sol sempre irá nascer e se pôr na mesma localização geográfica, e utilizando os pontos cardeais juntamente com a posição dele é possível se localizar facilmente em qualquer lugar do planeta.

Onde o sol nasce?

  • O sol sempre nasce na direção leste, e dessa maneira é possível identificar os outros pontos cardeais, como o norte, sul e oeste, pois sabendo de onde o sol está nascendo é possível identificar todas as outras direções.

A ideia original é de que o sol sempre irá nascer no leste certinho, a 90º do norte geográfico, porém na prática não é bem isso que acontece.

O que ocorre é que o nascer do sol indica a região leste, mas não exatamente e precisamente, pois devido à inclinação da Terra, e o seu movimento de translação, o sol pode nascer em pontos ligeiramente diferentes.

Como via de regra, sabe-se que o sol nasce sempre na região leste, independente dele aparecer exatamente nesta posição do planeta ou não, sendo possível ainda se localizar a partir do nascimento do sol de maneira bem precisa.

Onde o sol se põe?

O sol sempre se põe na região oposta ao seu nascimento, ou seja na região oeste, mas devido às mesmas variáveis que citadas anteriormente, ele não se põe todos os dias no mesmo ponto do oeste, ocorrendo ligeiras variações.

VEJA TAMBÉM:  Agenda do Murilo Huff de Junho e Julho de 2023 (Shows)

Na prática essas pequenas variações só são realmente percebidas utilizando instrumentos de medição altamente precisos, e não são identificadas a olho nu, sendo assim uma excelente maneira de localização.

Com o sol sempre nascendo na região leste e se pondo na região oeste, é possível a partir da hora do dia se localizar, e caminhar em direção norte, sul, leste e oeste, baseado no movimento do sol.

#image_title

O sol nasce no leste, norte ou no oeste?

O sol sempre nasce no leste e se põe no oeste, e esta configuração nunca irá mudar, independente da época do ano, ou lugar que você se encontre no planeta Terra, pois a partir dos movimentos do planeta este evento sempre irá se repetir.

O movimento de rotação da Terra (em torno dela mesma), faz com que o sol sempre atinja o planeta no sentido leste – oeste, e desta maneira o nascer e pôr do sol sempre seguirá a mesma configuração.

Onde nasce o sol no Brasil?

No Brasil o sol nasce no leste e se põe no oeste, sendo que devido ao fato da região leste do país ser quase toda banhada por mar, sempre haverá a impressão do sol estar saindo do oceano.

A título de curiosidade, a primeira cidade a receber os raios solares no Brasil todos os dias é João Pessoa, a capital da Paraíba, sendo que a cidade é ainda a primeira nas Américas a receber a incidência de luz solar diariamente.

O nascer do Sol é sempre um show à parte, principalmente para as cidades com praia, pois sempre existe a impressão de que ele está saindo do mar, atraindo diversos turistas para assistir o espetáculo logo pela manhã.

Onde se põe o sol no Brasil?

O sol no Brasil se põe sempre na região oeste do país, sendo que existem indícios de que o último lugar do país a receber os raios solares é o Parque Nacional Serra do Divisor que se localiza no Acre e faz divisa com o Peru.

Fato é que o sol sempre se põe na região oeste, seja no Brasil ou no restante do mundo e dessa maneira é possível identificar este ponto cardeal facilmente apenas observando o seu movimento durante o dia.

VEJA TAMBÉM:  Altura e Peso do Zé Vaqueiro (2024) Idade, biografia

O pôr do sol é ainda considerado por muitos como um espetáculo à parte, pois dependendo da localização e da quantidade de nuvens no céu, é possível ver algumas imagens de um sol gigante e alaranjado, algo que não ocorre muito frequentemente.

VEJA: Que roupas as freiras usam.

No Japão o sol nasce no leste ou no oeste?

No Japão o sol sempre nasce no leste e se põe no oeste, assim como em todos os outros países do mundo, a questão é que não importa onde o país está localizado no planeta, pois devido ao movimento de rotação da Terra o nascimento do sol sempre será o mesmo.

Porém existe ainda a ideia de que o Japão está sempre na frente, pois devido ao fuso horário, o sol que recebemos no Brasil, já se passou no Japão, isso acontece porque lá o nascer do sol ocorre cerca de 12 horas antes.

Quais os pontos cardeais?

Os pontos cardeais são considerados como os principais pontos de referência para a localização no planeta Terra, pois como existe o chamado norte magnético, as polaridades do planeta sempre irão marcar norte e sul.

Dentre os pontos cardeais temos o norte, que está praticamente alinhado com o norte magnético da Terra, o pólo Sul, que é exatamente o oposto ao norte, temos ainda o Leste, que é marcado pelo nascer do sol, e o Oeste, onde o sol se põe.

A partir destes 4 pontos cardeais é possível se localizar através do planeta, ou ainda utilizar instrumentos como a bússola, que marcam exatamente estes 4 pontos para auxiliar na localização.

Os pontos cardeais são ainda mais conhecidos por suas abreviações, de modo a facilitar a comunicação de coordenadas, e agilizar o processo de localização.

As siglas dos 4 pontos cardeais

  • Norte – N
  • Sul – S
  • Leste – L
  • Oeste – O

Os pontos cardeais também podem ainda ser apresentados na nomenclatura e nas abreviações em inglês em alguns instrumentos ou mapas, e ficam na seguinte configuração.

  • North (Norte) – N
  • South (Sul) – S
  • East (Leste) – E
  • West (Oeste) – W.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *