O que é dança tradicional? E dança contemporânea?

Confira agora a diferença entre dança tradicional e dança contemporânea. Existem diversos estilos dentro do mundo da dança, e alguns podem causar uma certa confusão na cabeça de muitos, principalmente quando se fala destes dois principais.

O que é dança contemporânea?

A dança contemporânea é um estilo onde os passos não estão limitado a um conjunto específico e pré-determinado, onde ela possui uma grande variedade de gêneros e estilos diferentes, com ritmos variados, que não ficam presos numa caixinha.

Por isso a dança contemporânea é também conhecida como dança abstrata, pois nunca se consegue prever quais serão os próximos movimentos, como acontece com outros estilos, e depende de cada dançarino.

Devido ao seu estilo único e inovador, a dança contemporânea é considerada como algo em constante evolução, onde as possibilidades são infinitas, e sempre estará surgindo algo novo dentro deste estilo de dança.

O que é dança tradicional?

Uma dança tradicional, é aquela que representa alguma tradicional, os estilos podem ser diversos, mas são sempre os mesmos que sempre foram utilizados, pois como se está falando de tradição, não se pode mudar completamente algo que já existe.

Dentro da dança tradicional existem diversos estilos, onde cada região, pais ou grupo tem um tipo diferente, onde as apresentações sempre relembram o passado, e claro respeitam as tradições.

VEJA TAMBÉM:  O que é Hit Box na academia? Quanto tempo dura?

Alguns exemplos são as danças indígenas, o forró, o ballet, e até mesmo as danças típicas de festas juninas, todas estas e muitas outras podem ser consideradas como dança tradicional, pois representam a expressão artística de uma tradição.

Como você caracteriza uma dança tradicional?

Para se caracterizar uma dança tradicional é necessário que se conheça diversos estilos de dança, para que possa existir uma comparação, deste modo é possível identificar se aquele tipo que está sendo apresentado, representa a tradição de um lugar, ou de um grupo específico.

Um outro fator que auxilia a caracterizar uma dança tradicional é o figurino utilizado na apresentação, pois sempre irá remeter à alguma cultura, onde aquele estilo de dança era comum e utilizado.

Veja: Quanto custa um skate?

Danças tradicionais do nordeste

O nordeste é bem característico pela grande quantidade de danças típicas presente no estado, por possuir uma população muito animada e alegre, as danças foram passadas de geração em geração e existem diversas até hoje.

As danças tradicionais do nordeste mais comuns são o frevo, bumba meu boi, o xaxado e claro, o forró, que rompeu as fronteiras do estados, e atualmente é conhecido e dançado por todo o país.

O que é uma dança folclórica?

A dança folclórica faz parte das tradições brasileiras, são representações artísticas muito praticadas por todos os cantos do país, onde cada região possui uma mais tradicional, mas que sempre quebra as barreiras geográficas e ficam conhecidas em todo o Brasil.

Ligadas a diversos aspectos, como o religioso, as festas, as lendas e até mesmo a fatos históricos, a dança folclórica possui diversas representações, e estão sempre ligadas a uma caracterização dos participantes.

VEJA TAMBÉM:  Cachê da Gabriela Rocha (2024) Quanto ganha, Fortuna

Alguns exemplos de danças folclóricas são, o Maracatu, o Baião, o Frevo e a Catira, porém existem diversas por todo o país, e normalmente as crianças já começam a entrar em contato com este estilo de dança já na escola.

Quais as danças tradicionais brasileiras?

O Brasil é um país muito vasto, com diversas representações artísticas por todo o seu território, e na dança não seria diferente, porém alguns estilos caem no gosto de todo o país e se tornam tradicionais.

As danças mais comuns que são conhecidas em todo o Brasil são o forró, o samba, o axé e o baião. Por serem músicas mais animadas, e por diversas músicas fazerem sucesso dentro destes estilos, elas acabaram se tornando tradicionais no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *