Dinâmica do Presente: Como Fazer? Texto (PDF)

Se está querendo fazer a dinâmica do presente, então saiba que logo abaixo vamos mostrar como fazer, quais são as regras, materiais necessários e muito mais.

A dinâmica do presente é uma brincadeira muito realizada em grupos, como sala de aula, amigo secreto, entre familiares, amigos, etc.

Como fazer a dinâmica do presente?

A dinâmica do presente é uma brincadeira muito legal e divertida, que tem o objetivo de unir os participantes e deixar um clima de descontração muito bom no ambiente e entre as pessoas.

Para fazer a dinâmica do presente o organizador deve reunir os participantes e formar um círculo. O coordenador deve ler uma mensagem de boas vindas, depois deve explicar como funciona a brincadeira, mostrar o presente e assim dar início as atividades.

O organizador deve começar a dinâmica escolhendo uma mensagem da caixa. Ele deve ler em voz alta e depois escolher uma pessoa que ela acredita que se parece com a mensagem.

Na mensagem pode estar escrito por exemplo: “Hoje é dia de festa e pessoas como você transmitem alto astral e otimismo. Com a sua alegria passe o presente para a pessoa que você acha mais inteligente.”

Após ler essa mensagem a pessoa deve passar o presente para quem ela acha mais inteligente. E depois o processo é repetido, a próxima pessoa lê a mensagem e escolhe uma pessoa que se identifique, até terminar as mensagens.

A última pessoa a ficar com o presente vai abrir o mesmo e vai fazer a distribuição para todos os que estão presentes. Geralmente, é usado caixa de bombom ou pacote de chocolate para fazer essa dinâmica

VEJA TAMBÉM:  Agenda do Xand Avião 2024

Essa é a forma mais tradicional de fazer a dinâmica do presente. Porém, é importante ressaltar que existem outros jeitos de fazer essa dinâmica, mas essa é a mais comum.

Regras da Dinâmica do Presente

Na verdade, a dinâmica do presente pode ser adaptada de várias maneiras, de acordo com o que o grupo prefere. Portanto, não existe regra nessa brincadeira.

O organizador da dinâmica do presente deve organizar a brincadeira de acordo com a preferência dos participantes, adaptando as mensagens, o presente, etc. Alguns exemplos de características que pode conter nas mensagens são: Força, alegria, elegância, inteligência, paz, criatividade, etc.

A dinâmica do presente é uma brincadeira que pode ser realizada nas festas de fim de ano, em atividades de amigo secreto, no trabalho, na sala de aula, etc. E ao realizar essa brincadeira, o coordenador deve ser criativo e adaptar a dinâmica de acordo com os gostos dos participantes.

Materiais para fazer a Dinâmica do Presente

Os materiais para fazer a dinâmica do presente são fáceis de conseguir. Veja agora o que é necessário para fazer essa brincadeira:

  • Presente: O mais tradicional nessa dinâmica é chocolate, como caixa de bombom. O ideal é que os chocolates sejam todos iguais, por isso recomendamos comprar sacos de chocolates, como Ouro Branco por exemplo. Mas, também pode ser outra coisa, como bala, pirulito, etc.
  • Caixa com os papéis das características: É preciso de uma caixa para colocar os papéis com as mensagens. Para isso, você mesmo pode personalizar uma caixa e imprimir as mensagens que serão utilizadas na dinâmica.
presente
#image_title

Texto da Dinâmica do Presente

Para começar, o organizador pode dizer a seguinte mensagem com o presente em mãos: “Queridos amigos, eu queria presentear uma pessoa muito especial, que durante o ano foi uma grande amiga e companheira, do qual compartilhei alegrias e tristezas. Depois, o organizador deve abraçar a pessoa e entregar o presente para ela.

Agora a pessoa que recebeu o presente lê a mensagem que o organizador entregou para ela. Exemplo de mensagem: Parabéns! Você foi escolhido como uma pessoa muito especial. Agora observe seus amigos e passe o presente para a pessoa que você acha mais divertida do grupo.

VEJA TAMBÉM:  O que significa Amo Muito Tudo Isso do McDonald's?

Em seguida, a pessoa deve entregar o presente para quem ela acha divertida e em seguida a pessoa que recebeu o presente vai ler a mensagem. Exemplo: Alegria alegria! Hoje é dia de festa e pessoas como você transmitem energia e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente para a pessoa que você acha mais elegante.

A pessoa que está com o presente deve passar o mesmo para a pessoa que ela acha mais elegante. E assim a brincadeira continua, repetindo os mesmos procedimentos, até chegar na última pessoa e ela receber o presente e distribuir para todos os participantes.

Vale a pena fazer a Dinâmica do Presente?

Sim, vale muito a pena fazer a dinâmica do presente. Essa brincadeira além de ser de fácil execução e não exigir tantos recursos é muito bom para unir os participantes e deixar o clima ainda mais agradável.

Além disso, a dinâmica do presente é um ótimo recurso para identificar perfis comportamentais, desenvolver habilidades, melhorar o clima do grupo, promover o trabalho em equipe, etc.

Toda dinâmica sempre traz ensinamentos, e essa é uma dinâmica muito boa que vai impactar de forma positiva na vida de todos os participantes.

Por isso, se está em dúvida de fazer a dinâmica do presente em seu trabalho, entre amigos, familiares, faculdade, escola ou qualquer outro grupo. Então, saiba que vale a pena sim fazer essa dinâmica.

Aproveite que mostramos muitas dicas sobre essa dinâmica e se inspire ao criar a sua. A dinâmica do presente é muito usada principalmente nas festas de fim de ano, como natal e réveillon. Mas, também podem ser usadas em outras ocasiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *