Como Saber Se Sou Pardo ou Branco? (Descubra)

Uma dúvida comum, principalmente na hora de preencher determinados cadastros, é sobre como saber se sou pardo ou branco? Descubra agora como identificar corretamente, e aproveitar certos benefícios em determinados casos.

Devido a forte presença da miscigenação no Brasil pode ser complicado identificar corretamente se uma pessoa é parda ou branca, mas existem algumas características que podem auxiliar nesta tarefa.

Segundo o último censo do IBGE, cerca de 42,7% da população é considerada branca, e de 46,8% sendo parda, correspondendo assim a grande maioria de todos os habitantes do Brasil.

Como saber se sou pardo?

De acordo com o manual do IBGE utilizado como guia para determinar a cor de pele da população e saber exatamente como se enquadrar, o termo pardo é utilizado para pessoas com variadas ascendências genéticas.

Devido à miscigenação que ocorreu no Brasil, praticamente todos os brasileiros possuem algum tipo de mistura em sua descendência, sendo cada vez mais raro no país uma pessoa com linhagem única.

O termo pardo é primordialmente utilizado para identificar pessoas com descendências misturadas, sendo ainda dividida em 4 grandes grupos, sendo eles:

  1. Mulatos: Descendentes de brancos e negros;
  2. Caboclos: Descendentes de brancos e indígenas;
  3. Cafuzos: Descendentes de negros e indígenas;
  4. Mestiços: Descendentes de mais de 2 grupos (compondo a maioria da população brasileira).

Como via de regra para saber se a cor de pele pode ser considerada como parda, basta ter existido quaisquer dos tipos de miscigenações citadas, o que compreende a maior parte da população brasileira.

Características de pessoa parda

Devido a grande variação que pode ocorrer para a pessoa ser considerada como parda, existem poucas características marcantes, pois cada tipo de miscigenação leva a fenótipos específicos que seriam muito vastos para categorizar.

Como via de regra, a característica principal de uma pessoa parda é a sua miscigenação, de acordo com as especificadas pelo IBGE, e este é o fator determinante na hora de identificar um pessoa parda.

VEJA TAMBÉM:  Número do WhatsApp da Amanda Nathanry (2024)

Existem ainda algumas características comuns que podem ser utilizadas para auxiliar na identificação, como por exemplo a pele morena que é uma mistura clara entre duas etnias distintas, sendo que no Brasil esta miscigenação é extremamente comum.

VEJA: Como se escreve de 1 a 50 em inglês.

Traços de pessoas pardas

Por compreender a maioria da população brasileira não existem traços específicos que podem ser utilizados para categorizar uma pessoa como parda, sendo que o fator determinante é sempre a miscigenação entre duas ou mais etnias.

As pessoas pardas podem ainda ser consideradas como brasileiras, sendo que os traços seriam todos os costumes e tradições do país, pois esta miscigenação foi mais forte no Brasil, devido à colonização e posteriores imigrações.

Sou pardo ou branco?

As diferenças utilizadas para identificar se uma pessoa é parda ou branca, é basicamente a miscigenação dos pais, entrando ainda alguns outros fatores como tonalidade de pele, e descendência comprovada.

Os descendentes de europeus normalmente se caracterizam exclusivamente como brancos, sendo ainda as pessoas com pele mais clara, também se encaixando nesta definição específica.

Já os descendentes de miscigenações seja ela qual for são considerados como pardos, e como característica possuem uma pele morena, podendo até mesmo ter descendências variadas.

#image_title

Segundo o IBGE, o que é ser pardo?

Segundo o IBGE qualquer pessoa com variadas ascendências étnicas é considerada como parda, sendo mais comum no Brasil, devido à alta miscigenação da população, onde cerca de 80 milhões de habitantes são pardos.

As miscigenações mais comuns são entre negro e brancos, negros e indígenas, branco e indígenas, ou ainda uma combinação entre as três ao longo das gerações, formando os chamados mestiços.

De acordo com o IBGE qualquer pessoa que possua em seus antepassados uma miscigenação entre estas etnias é pardo, e pode se autodeclarar como tal nos censos realizados pelo próprio instituto.

O que é considerado pardo para cotas?

Para as cotas é considerado pardo qualquer pessoa que se enquadre na definição do IBGE, ou seja qualquer pessoa que seja descendente da miscigenação entre negros, indígenas e brancos.

No sistema de cotas é utilizado ainda o sistema de autodeclaração, onde a pessoa irá dizer se ela é parda, e depois em caso de suspeita de fraude, poderá ser solicitado uma comprovação.

Como comprovar que sou pardo?

Em alguns casos, principalmente em vagas com sistema de cotas, pode ser necessário a comprovação de que uma pessoa é realmente parda, principalmente devido ao fato da declaração ser feita pela própria pessoa.

VEJA TAMBÉM:  XRE 300 faz quantos KM por litro? Saiba o Consumo!

Para comprovar que é pardo pode ser utilizada a certidão de nascimento, que em alguns casos contém a etnia da pessoa, mas quando o documento não apresenta esta informação, pode-se utilizar de outros meios.

Pode-se ainda apresentar fotos da pessoa que precisa comprovar que é parda, ou ainda dos pais, de modo a confirmar que possui a descendência caracterizada pelo IBGE como a de uma pessoa parda.

Caso a pessoa tenha a pele branca, ou ainda possua descendência direta europeia por exemplo, ela não será enquadrada como parda, e não poderá utilizar das vagas destinadas exclusivamente pelo sistema de cotas.

Exemplo: Atores pardos

Confira agora alguns exemplos de atores pardos para auxiliar na identificação e também no entendimento de como é a pele de uma pessoa parda.

Atores Pardos:

  1. Juliana Paes;
  2. Júlio Rocha;
  3. Iran Malfitano;
  4. Juliano Cazarré;
  5. Oscar Magrini;
  6. Robert Downey Jr.
  7. Tessa Thompson;

Estes são alguns exemplos de atores brasileiros e também internacionais que podem ser caracterizados como pardo, pois são descendentes de miscigenação de acordo com o que é estabelecido pelo IBGE.

Como saber a cor de pele de uma pessoa?

Para identificar a cor de pele de uma pessoa, existem duas maneiras principais, sendo que pode ser pessoalmente ou ainda através de fotos, uma vez que a pele é sempre uma característica visível em todos os casos.

Atualmente, no entanto, as fotos podem não ser o ideal na hora de se identificar a cor de pele de uma pessoa, pois o uso de filtros e retoques digitais, podem acabar mudando de forma drástica a tonalidade da pele de uma pessoa.

Para saber a cor de pele de uma pessoa o ideal é verificar pessoalmente, e ficar atento a alguns detalhes, como por exemplo as partes do corpo em que a incidência de sol é menos comum, como a parte interna dos braços.

A grande maioria das pessoas podem ter ainda uma pele bronzeada, que não condiz com a sua pele naturalmente, e tem o aspecto diferente devido ao sol, algo que pode ou não ser determinante em certos aspectos como no sistema de cotas por exemplo.

Como via de regra, a melhor maneira de saber a cor de pele de uma pessoa é analisando, de preferência pessoalmente, pois esta é a maneira mais eficaz de se realizar esta identificação corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *