Como fazer uma biografia sobre mim (Exemplos de Alunos)

Veja como fazer uma biografia sobre mim, confira exemplo de biografia pronta, saiba como fazer uma biografia de outra pessoa, como escrever um livro de biografia e muito mais.

Biografia é quando o autor narra a história de vida de uma pessoa ou dela mesma. Falando de modo geral a biografia nada mais é do que a história de vida de uma pessoa.

Como fazer uma biografia simples sobre mim

Pode até parecer difícil escrever uma autobiografia, mas é mais simples do que você pensa. Na autobiografia o autor narra acontecimentos de sua própria vida. O autor deve escrever a autobiografia na primeira pessoa do singular ou do plural.

Para começar a escrever a própria biografia faça um rascunho primeiro com todas as ideias do que colocar em sua biografia, para só depois passar a limpo selecionando as melhores ideias do que colocar.

Comece pensando em toda a sua vida, desde o nascimento. Ou seja, escreva a linha do tempo de sua vida, incluindo principalmente as datas e os eventos mais importantes.

Escreva tudo sobre você, coloque fatos sobre sua família, selecione fotos e tudo mais. Comece colocando sobre sua história familiar para os leitores entenderem melhor como tudo surgiu.

Depois comece por sua infância, adicione dados como quem são seus pais, se tem irmãos, o que gostava de fazer quando criança, suas brincadeiras favoritas, onde estudou, etc.

Pode começar a autobiografia contando seu nome completo, data de nascimento, naturalidade, idade, onde estudou, se ainda estuda, onde mora, fatos importantes da sua vida, sonhos realizados, o que gosta de fazer, se gosta de algum esporte, quais seus sonhos, etc.

VEJA TAMBÉM:  WhatsApp PagSeguro: Chat, Falar com Atendente, Telefone, 0800, Suporte

Exemplo de biografia profissional pronta

Veja um exemplo de biografia profissional pronta:

  • “Thiago, 30 anos, é bacharel em Direito pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), tem mestrado em Política Internacional pela mesma universidade. Já atuou como advogado em escritórios de Belo Horizonte. Seu objetivo profissional é atuar na área de sua pós-graduação.”

Para fazer uma biografia profissional você deve falar seu nome, idade, um pouco de sua trajetória profissional e acadêmica, suas conquistas, etc. A biografia profissional deve ser mais curta e tem que ressaltar os pontos principais sobre sua vida profissional e acadêmica.

biografia

Como escrever um livro de biografia sobre mim

Para te ajudar comece lendo outras autobiografias, inclusive na internet é possível encontrar várias. Ler outras autobiografias vai te ajudar na hora de escrever a sua e também pode servir de inspiração.

Depois, defina o propósito de sua autobiografia. Escrever uma autobiografia sempre tem um propósito, pode ser para ajudar pessoas que estão passando por alguma dificuldade, servir de inspiração, ensinar como superar problemas, motivar os leitores, etc.

Agora é preciso definir pontos importantes sobre sua vida. Você deve pensar em todos os pontos importantes em sua vida, comece pela infância e relate tudo até os dias atuais.

Para te ajudar a definir esses pontos importantes de sua vida você pode recorrer a pessoas que foram e são importantes em sua vida. Além disso, você deve selecionar também as pessoas que vai citar em sua história.

Liste também lugares importantes na história de sua vida, como os lugares que você morou, visitou, que costumava ir com frequência, os que ainda deseja conhecer, etc. Ao escrever sobre sua vida, capriche nos detalhes.

Feito isso, comece a escrever um rascunho da sua autobiografia. Não tente escrever um livro perfeito, no rascunho você vai começar a colocar suas ideias e depois vai escrever de forma oficial e prático tudo.

Como provavelmente você vai citar algumas pessoas em sua autobiografia, então saiba que você precisa pedir autorização para elas para serem mencionadas em seu livro.

VEJA TAMBÉM:  Como tirar o Piercing do nariz? Aprenda!

Por isso, antes de publicar o livro você deve pedir autorização para essas pessoas por escrito, tudo de maneira formal, para evitar problemas no futuro.

Essas são algumas dicas para escrever uma autobiografia. Mas, saiba que algo que pode te ajudar muito também é trocar ideias com pessoas que já escreveram autobiografias.

Como fazer uma biografia de outra pessoa?

Antes de começar a escrever uma biografia de outra pessoas, saiba que você precisa ter autorização da pessoa para estar escrevendo sobre ela. Por isso, esse é o primeiro passo, informar a pessoa e correr atrás da autorização.

Depois, você deve fazer um rascunho escrevendo o nome completo da pessoa, a data de nascimento, cidade natal, idade atual, profissão, quem são os pais, se tem irmãos, etc.

Em seguida, é preciso informar os fatos importantes da vida da pessoa, em ordem cronológica. O ideal é apresentar a maior quantidade de fatos relevantes possível.

Informe as coisas que a pessoa gosta de fazer, escola onde estudou, onde estuda atualmente, o que faz da vida, onde vive, etc. Antes de publicar a biografia o ideal é mostrar para a pessoa que está sendo descrita.

Como fazer uma biografia no Instagram?

O Instagram é considerado hoje a maior rede social do momento. Por meio do Instagram é possível compartilhar fotos e vídeos, conversar por mensagens e muito mais.

O Instagram disponibiliza a opção de biografia para ser colocada no perfil, cada pessoa coloca o que achar melhor. Se deseja escrever uma biografia no Instagram sobre você, saiba que é preciso ser breve, pois essa rede social tem uma quantidade limitada de caracters.

Na biografia você pode colocar a sua cidade, sua idade, sua profissão, em que é formado, sua especialidade, etc. Mas, saiba que não é interessante colocar muita coisa na biografia, por isso coloque só o necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *