Como Fazer um Barquinho de Papel (Passo a Passo)

Confira agora um passo a passo completo sobre como fazer um barquinho de papel em casa, de uma maneira simples e com um resultado surpreendente, podendo até mesmo navegar na água de verdade.

O barquinho de papel normalmente é um tipo de dobradura (origami), muito feito nas escolas como uma maneira divertida de ensinar as crianças, e também já foi muito utilizado como brinquedo por ser simples de fazer, divertido e bem barato.

Como fazer um barquinho de papelão?

O barquinho de papelão pode ser construído a partir de uma caixa de sapatos, ou qualquer outro tipo de papelão de fácil acesso, de modo que ele pode ser montado sem a necessidade de dobraduras específicas.

O barquinho de papelão pode ser utilizado para navegar na água, ou até mesmo como um objeto de decoração, e pode ser exposto em diversos ambientes como um projeto artístico.

Confira agora como fazer um barquinho de papelão num passo a passo completo:

  1. Corte três tiras de papelão do mesmo tamanho com aproximadamente 25 cm de comprimento e 7,5 cm de largura;
  2. Desenhe a curva do casco do barco a lápis nos dois lados em uma das tiras de papelão, ela deve formar um arco de modo a simular o casco de um barco;
  3. Com a tira desenhada, coloque-a sobre outra tira de papelão, e corte as duas ao mesmo tempo, formando assim duas partes do casco do barco;
  4. Com cola quente cole as tiras de papelão curvadas, na tira de papelão inteira. A tira inteira formará o fundo do barco;
  5. Você já terá um barco simples e poderá decorá-lo à vontade, pintando as suas laterais da maneira que preferir.

Uma dica extra é colar ainda na base do barco alguns palitos de churrasco, formando assim os mastros de seu barco de papelão, e pode ainda adicionar até mesmo uma bandeirinha feita com papel sulfite.

Como fazer um barquinho de papel que anda na água?

Para fazer um barquinho de papel que anda na água, você irá precisar apenas de uma folha de sulfite, porém pode ainda utilizar papel cartão que por ser um pouco mais resistente suporta melhor a água.

VEJA TAMBÉM:  Prednisolona serve para tosse? Para que serve e como tomar?

Veja como fazer um barquinho de papel que anda na água:

  1. Dobre ao meio a sua folha de sulfite de uma maneira bem alinhada;
  2. Desdobre o papel, gire-o em 90° até a ficar na horizontal e volte a dobrá-lo ao meio;
  3. Dobre os cantos superiores rumo ao centro do papel, deixando três a cinco centímetros de espaço em sua base;
  4. Pegue a aba inferior e dobre-a por cima da base dos dois triângulos dobrados. Vire e faça o mesmo na aba do outro lado para transformar a folha em uma espécie de chapéu;
  5. Em um dos lados do papel, pegue os cantos do retângulo que está sobre o triângulo. Passe essas partes por cima das bordas do triângulo;
  6. Dobre as abas inferiores por cima das bordas e, de volta, em sua direção. (as abas mais próximas devem ser dobradas à frente das abas traseiras, e não por cima delas.);
  7. Pegue então a sua dobradura e abra-a com cuidado até formar uma espécie de quadrado;
  8. Agora dobre as partes que ficaram para fora, da base até a ponta, formando novamente um triângulo, faça isso dos dois lados.
  9. Abra a dobradura novamente como no passo 7;
  10. Agora na parte de cima, onde ficou uma abertura, você deverá puxar as laterais ao mesmo tempo, formando assim o seu barquinho de papel.

Você pode colocá-lo para navegar em uma bacia com água, ou ainda na piscina, e pode soprar para que ele comece a navegar, ou ainda aproveitar a força do vento para fazer o seu barquinho de papel andar na água.

VEJA: Como consertar zíper que não fecha.

#image_title

Qual o molde de barco de papel para imprimir?

Existem diversos moldes de barco de papel para imprimir, desde os mais simples, até os muito complexos que formam barcos surpreendentes. Você pode encontrar estes moldes em sites especializados como o Origami Fun.

Você ainda pode procurar por modelos à venda, que além das instruções para a construção de um barco de papel para imprimir, vem também com diversas customizações que também podem ser coladas ou impressas diretamente em seu barco.

Como fazer um barco gigante de papel?

Para fazer um barco gigante de papel, o processo de dobradura é o mesmo ensinado anteriormente em “Como fazer um barquinho de papel que anda na água”, porém ao invés de utilizar uma folha de sulfite, você deverá utilizar uma cartolina.

As dobraduras na cartolina deverão ser as mesmas, porém agora em uma escala maior, e o barco gigante de papel poderá ser feito no chão, para facilitar todas as dobras que serão feitas para a construção do barco.

Como fazer uma canoa de papel?

Para fazer uma canoa de papel você irá precisar somente de uma folha sulfite para fazer as dobraduras, e pode ainda utilizar os modelos coloridos para que sua canoa fique ainda mais personalizada.

VEJA TAMBÉM:  Barriga de grávida de 3 meses é dura ou mole? Saiba tudo!

Vejas os passos para fazer uma canoa de papel:

  1. Dobre uma folha de sulfite ao meio, na parte maior, formando um retângulo;
  2. Abre a sua dobradura, e dobre a extremidade da folha sulfite até o meio, e repita o processo do outro lado, formando uma espécie de “envelope aberto”;
  3. Depois dobre as 4 extremidades da sua folha até o parte do meio, formando um pequeno triângulo nas pontas;
  4. Dobre novamente as 4 extremidades, formando agora um triângulo mais comprido, indo ainda até a parte do meio da sua folha, no estilo avião de papel;
  5. Agora você deverá virar toda a sua dobradura do avesso, abrindo a parte interna da sua canoa, tomando cuidado para que as extremidades não escapem;
  6. Vá ajustando o papel cuidadosamente, até que a sua canoa fique no formato desejado;
  7. Agora é só colocá-la na água e se divertir.

Como fazer chapéu de papel?

Um chapéu de papel é uma das dobraduras mais fáceis de se fazer, e pode ser realizada com praticamente qualquer papel, sendo que o mais indicado é ainda a folha sulfite pois o resultado fica melhor.

Aprenda agora como fazer um chapéu de papel:

  1. Posicione sua folha de sulfite de modo que a parte menor fique na horizontal;
  2. Dobre a folha de sulfite ao meio ainda no sentido horizontal, formando quase um quadrado;
  3. Vire a folha de modo que a parte dobrada fique a sua esquerda, e então dobre ao meio de baixo para cima;
  4. Vire novamente a parte dobrada para a sua esquerda e abra esta última dobradura;
  5. Pegue a extremidade de cima do papel e dobre-a de encontro ao meio formando um triângulo, faça isto nas duas extremidades superiores, de modo que sobre cerca de 3 ou 4 centímetros na base.
  6. Dobre a base de um lado do papel, para fora, cobrindo a dobradura anterior, vire o papel e sobre as “as orelhinhas que ficaram para fora”, formando um triângulo perfeito;
  7. Dobre a base novamente e vire o papel para dobrar as “orelhinhas” do outro lado;
  8. Agora é só abrir cuidadosamente o seu chapéu de papel, colocando os dedos no meio do papel e formando o formato desejado.

Qual a importância de fazer barquinho de papel na educação infantil?

O barquinho de papel e outras dobraduras é muito ensinado nas pré-escolas de diversos países, isto porque ensina as crianças a criarem algo novo a partir do zero, apenas modificando e no caso dobrando uma folha de papel.

Diversos especialistas indicam que as dobraduras de modo geral auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças, e pode ser uma maneira muito divertida de estimular a criatividade e também o desenvolvimento motor.

Na educação infantil o barquinho de papel, e outras dobraduras como o avião e o chapéu, devem ser realizados e estimulados, pois auxilia os alunos em diversas questões com uma simples brincadeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *