Como Cozinhar Couve Flor (Aprenda Como Fazer)

Veja agora como cozinhar couve flor seguindo um passo a passo bem simples, que pode ser feito rapidamente. Aprenda como fazer uma couve flor de algumas maneiras diferentes como no fogão e também no microondas.

A couve flor é uma hortaliça muito utilizada na culinária brasileira, principalmente pela sua versatilidade, uma vez que ela pode ser usada tanto como salada, quanto em pratos mais requintados como a couve flor recheada por exemplo.

Como cozinhar couve flor?

A couve flor pode ser cozinhada de 2 maneiras diferentes na água ou no vapor, sendo que ambos os modos garantem praticamente o mesmo resultado, e o sabor irá variar dependendo basicamente do tempero e da receita.

Cozinhar a couve flor na água normalmente é mais rápido e garante um bom resultado, porém algumas pessoas preferem cozinhar no vapor, pois acreditam que o sabor do vegetal é melhor preservado, apesar de levar um tempo maior.

Confira agora o passo a passo para cozinhar a couve flor na água.

  1. Lave bem a sua couve flor para retirar possíveis impurezas;
  2. Corte-a em pedaços pequenos, de preferência separando suas flores;
  3. Em uma panela, ferva cerca de 2 litros de água;
  4. Com a água fervendo adicione 1 colher de sopa de sal e coloque a couve flor;
  5. Deixa-a cozinhar por cerca de 15 minutos;
  6. Retire a couve flor da água;
  7. Tempere ao seu gosto e sirva a seguir.
VEJA TAMBÉM:  Altura e Peso do Igão Underground (2024) Idade, biografia

Você também pode utilizar a couve flor cozida para o preparo de outras receitas, ou pode ainda guardá-la em um pote de vidro na geladeira, por até 3 dias, e ir temperando aos poucos, conforme for utilizá-la.

Qual o tempo de cozimento da couve flor?

O tempo de cozimento da couve flor é variável, e o ideal é ir experimentando até ela ter ficado na consistência ao dente. O que determina realmente o tempo de cozimento da couve flor é o tamanho que ela será cortada.

Pedaços pequenos geralmente serão cozidos em cerca de 10 minutos, já pedaços médios levam cerca de 15 a 20 minutos de cozimento, enquanto a couve flor inteira pode levar cerca de 30 até 40 minutos para estar totalmente cozida.

Como cozinhar couve flor no microondas?

Para cozinhar a couve flor no microondas você irá precisar somente de um prato fundo de vidro, uma tampa que possa ir ao microondas, e também uma xícara de água.

Confira agora como cozinhar a couve flor no microondas:

  1. Corte a couve flor em floretes pequenos;
  2. Coloque em um prato uma quantidade adequada de couve flor, evitando colocar uma sobre a outra;
  3. Adicione cerca de meia xícara de água, ou até cobrir a couve flor;
  4. Leve ao microondas com a tampa de prato por cerca de 4 minutos;
  5. Retire a couve flor e verifique se ela já está ao dente, caso não esteja volte ao microondas por mais 1 minuto e repita o processo, até ela cozinhar completamente;
  6. Sua couve flor já estará pronta para ser temperada ou utilizada em outras receitas.
VEJA TAMBÉM:  Top 5 Molhos para Carne (Passo a Passo)

VEJA: Como fazer suco de morango.

Como cozinhar couve flor para bebê?

Na hora de cozinhar a couve flor para o bebê, o ideal é deixar ela cozinhar alguns minutos a mais do que o normal, entre 5 e 10. Isto porque ela ficará em uma consistência mais macia e de fácil digestão para ser utilizada em papinhas ou outras receitas.

Com a couve flor bem molinha ela pode até mesmo ser utilizada sozinha, pois não irá existir o risco de engasgar, facilitando a mastigação e também a digestão do bebê.

Como fazer couve flor e brócolis juntos?

A couve flor possui uma textura muito parecida com o brócolis, o que faz com que o processo de cozimento dos dois seja o mesmo.

Para fazer a couve flor e o brócolis juntos, basta colocar ambos para cozinhar ao mesmo tempo, seja na água fervente ou até mesmo no microondas, seguindo o passo a passo que listamos anteriormente.

Desta maneira você poderá economizar tempo cozinhando os dois vegetais juntos, e fazer ainda uma salada ou receita ainda mais completa e mais nutritiva, utilizando os dois alimentos.

Quais os benefícios da couve flor?

A couve flor é um vegetal bastante utilizado, e possui diversos benefícios para o corpo humano, e quando utilizada em saladas pode até mesmo favorecer a perda de peso e manutenção da saúde.

Confira agora os benefícios da couve flor:

  1. Fonte de fibras;
  2. Reduz inflamações;
  3. Contribui com a perda de peso;
  4. Faz bem para o cérebro;
  5. Protege o coração;
  6. Melhora a saúde dos ossos;
  7. Combate o envelhecimento precoce;
  8. Aumenta a saciedade;
  9. Possui poucas calorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *