Que horas abre o Posto de Saúde? (2024) Horário de Funcionamento

Quer saber que horas abre o posto de saúde? Então, acompanhe este artigo que vamos revelar o horário de funcionamento do posto de saúde e algumas outras informações sobre.

Os postos de saúde tem como principal objetivo atender os problemas de saúde da população, de forma gratuita. É por meio dos postos de saúde que se inicia o cuidado com a saúde da população.

Que horas abre o Posto de Saúde?

Os postos de saúde estão presentes em todas cidades brasileiras, e pode ser que dependendo da sua localidade o horário de funcionamento seja diferente. Mas, normalmente a maioria dos postos de saúde abrem a partir das 7 horas da manhã.

Cada cidadão brasileiro tem uma Unidade Básica de Saúde, mais conhecido como posto de saúde para atendimento e acompanhamento em saúde a partir do seu endereço residencial.

Que horas fecha o Posto de Saúde?

A maioria dos postos de saúde fecham às 17 horas. Mas, é importante ressaltar que o horário de funcionamento pode ser diferente dependendo do posto de saúde. Por isso, busque pelo nome do posto que deseja atendimento e veja o horário de funcionamento específico dele.

VEJA: Que horas fecha o Detran?

VEJA TAMBÉM:  Agenda do Xand Avião 2024

Qual é o horário de funcionamento do Posto de Saúde?

A maioria dos postos de saúde funcionam das 7 às 17 horas. Os postos de saúde também são conhecidos como centros de saúde, clínicas da família e UBS (Unidades Básicas de Saúde) são a porta de entrada do cidadão no SUS (Sistema Único de Saúde) e a partir desses postos que começa o cuidado com a saúde da população.

posto de saúde

O que tem nos postos de saúde brasileiros?

As UBS que são as Unidades Básicas de Saúde mais conhecidos como postos de saúde contam com equipes de saúde em família que inclui médico, enfermeiro, agentes comunitários de saúde, técnico em enfermagem e equipes de saúde bucal como dentista e técnico em saúde bucal.

Por meio dos postos de saúde brasileiros os cidadãos tem acesso a ações de prevenção, promoção e tratamento relacionados a saúde em geral, saúde da mulher, da criança, saúde mental, prevenção a câncer, planejamento familiar, pré-natal e cuidado com doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

Nos postos de saúde os usuários podem tomar vacinas, fazer inalações, curativos, coletar exames laboratoriais, ter acesso a medicação básica, ter tratamento odontológico, ser encaminhado para atendimentos especializados, etc.

Como funciona os Postos de Saúde?

Os postos de saúde nada mais são do que unidades de atenção básica, sendo a porta de entrada do SUS, onde pode ser feito acompanhamento médico, pode realizar exames, fazer consultas, pegar remédios e receber vacinas. Quando necessário, os postos de saúde solicitam a outros serviços de saúde o encaminhamento do usuário.

Os postos de saúde tem o intuito de facilitar o acesso da população aos serviços básicos de saúde. Para se ter uma noção da proporção dos postos de saúde, eles atendem cerca de 80% dos problemas de saúde da população, sem que precise que ocorra o encaminhamento para outros serviços como hospitais e emergências por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *