Quais são os 7 Pecados Capitais? Significados!

Veja hoje um pouco mais sobre os pecados capitais, e seu significado ao longo da história, dentro do contexto cristão. Saiba assim, quais os significados desses pecados e um pouco sobre sua fama ao longo de mídias como livros e cinema. Esses pecados, além de uma noção religiosa, são também de grande destaque na cultura popular.

Os pecados capitais se referem a condições humanas, conhecidas como vícios, com conceitos incorporados pelo cristianismo, em especial na idade média. O termo “pecados capitais” surgiu literalmente como um catchy-term, um termo chamativo. Sendo que os 7 “pecados” se referem mais a aspectos humanos, instintos, que devem ser controlados. 

Quais são os 7 pecados capitais e suas punições?

Veja então, um pouco mais sobre os 7 pecados capitais. Além disso, veja sobre punições comuns para eles.

Soberba

Soberba é o sentido de altivez ou orgulho em relação a outro alguém, sendo um pecado muito comum. Os soberbos, na Commedia de Dante, são punidos em diversos dos círculos, podendo ser desde fraudulentos até traidores.

Preguiça

Preguiça é um dos pecados mais comuns, sendo a aversão do esmero e do empenho. É mais um instinto que um pecado, mas é pecado na medida em que atrapalha a ação para Deus. Os preguiçosos ao ponto de serem condenados, na Commedia, são punidos por diversos círculos.

VEJA TAMBÉM:  Nivea Creme é bom para o rosto? Entenda!

Gula

Gula é a vontade excessiva de consumo, a vontade além do necessário. Essa vontade é geralmente associada a vontade imparável de comer, mas pode ser de outras coisas também. A gula é punida no terceiro círculo da Commedia, atolados em uma lama suja, sob adversidades.

Confira: Quais são os pecados mortais?

Avareza

Avareza é o pecado do “pão duro”, tanto que no Brasil é comum designar alguém como “avarento”, em especial pelos mais velhos. Isso porque é uma pessoa que tem grande apego pelas coisas que tem, em especial as materiais. Os avatentos são punidos no 4º círculo da Commedia

Luxúria

Luxúria é o “pecado da carne”, envolvendo tudo que engloba perversão. Não somente no sentido íntimo, mas também excessivo no geral, como exemplo o consumismo. A luxúria se pune no segundo círculo da Commedia.

Ira

Ira é o acúmulo e descarga de raiva ou estresse. Esse é um instinto dos mais danosos, tanto para saúde da própria pessoa quanto as de seu convívio. A ira é punida no quinto e no sétimo circulos da Commedia.

Inveja

A inveja é querer tomar o que é do outro, sendo talvez o maior dos pecados capitais, pois se levada ao extremo se torna inveja contra Deus. E é justamente isso que faz com que o Acusador o traia. A inveja, assim, é punida especialmente no nono círculo, dos traidores.

Qual o pior pecado capital segundo a bíblia?

A Bíblia em si não define muito claramente qual o pior pecado capital. Mas um destaque grande deve ser dado ao pecado da inveja, pois é acima de tudo o pecado do acusador.

Quais são os 3 pecados que Deus não perdoa?

Nas grandes tradições cristãs, como a Católica, a Ortodoxa e a Anglicana, não existe pecado sem perdão exceto o “atentado ao Espírito Santo”. Mas esse tipo de pecado seria consumado só na morte aos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *