O que significa UF no RG? (Resolvido)

Dentro da nossa sociedade, todos nós temos um documento de identificação, que serve para gerar os dados de cada país e estado, além de nos garantir os direitos de cidadão, comprovando que somos residentes daquele local. Porém, existem diversas informações que, por vezes, não entendemos.

Por isso, criamos hoje esse artigo para que você possa entender um pouco mais sobre o seu documento. Afinal, é comum que queiramos saber quais informações nossas possuem, além e saber interpretar, por assim dizer, o nosso documento.

Pois se você está querendo entender mais sobre isso, veio ao lugar certo! Falaremos hoje sobre o UF, presente no nosso Registro Geral, o nosso RG.

Como saber o UF do RG?

Para localizar o UF do RG, basta localizar a informação na carteira específica. Pode ser difícil, no primeiro momento, conseguir localizar o UF, porém, não se preocupe. Ele está localizado exatamente ao lado da marca de nossa digital, marcada no documento.

O que significa UF do RG? Exemplo!

Caso não saiba o que UF significa, não se preocupe! Estamos aqui para tirar suas dúvidas e te ajudar a entender melhor a sua documentação. Se você já leu o UF de seu RG, pode já ter descoberto que o UF nada mais é do que o estado em que moramos.

Porém, não é exatamente o estado, mas sim a Unidade Federativa. Enquanto possuem 26 estados, existem 27 UFs no Brasil, pois o Distrito Federal conta como um local a parte, mesmo não sendo um estado propriamente dito.

Como saber o UF do RG?

Para saber o UF do RG, basta procurar no próprio documento e você o encontrará. Ele está localizado ao lado da marca da digital do dono do documento.

Confira: Expresso Padrão Rastreio.

O que colocar no campo UF?

O campo UF será preenchido automaticamente pelo sistema, dependendo de onde você realizar a emissão do seu documento. Caso você tire o seu documento no Rio de Janeiro, o seu UF constará como RJ.

Sobre o novo RG

O novo RG, implementado pelo governo, visa simplificar a vida dos cidadãos. Unificando todos os dados, como o título de eleitor, número da carteira de trabalho e outros, o cidadão terá mais tranquilidade para resolver qualquer tipo de problema ou burocracia que envolva esses dados, que antes eram informados em documentos separados.

O novo RG foi implementado em março de 2022 e os cidadãos terão até março de 2023 para atualizar o seu documento para o novo formato.

Também é valido lembrar que apenas o estado de São Paulo está autorizado, até o momento, a emitir esses novos RGs. 

Quando vai entrar em vigor o novo RG?

Como foi citado anteriormente, o novo RG entrará em vigor como obrigatoriedade apenas em março de 2023. Porém, desde março de 2022, quando foi “lançado”, o novo RG já está em vigor e sendo utilizado no estado de São Paulo.

Apesar de ainda não possuir obrigatoriedade, qualquer um que deseje juntar seus documentos em um só, no estado de SP, poderá emitir o seu novo RG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *