O que é unidade orgânica INSS? Como obter o Número

Você sabe o que é unidade orgânica INSS? No artigo de hoje você irá descobrir o que é e como funciona a unidade orgânica do INSS, além de aprender como obter o número e verificar qual é a sua.

O que é unidade orgânica INSS?

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), é uma autarquia do Governo Federal, que é responsável por atender aos trabalhadores contribuintes, de modo a auxiliar nos direitos trabalhistas, e também é o órgão responsável pela aposentadoria no Brasil.

O INSS é dividido em diversas repartições que estão espalhadas por todo o país, de modo a oferecer um atendimento mais direto e mais rápido para todos os trabalhadores brasileiros.

Uma unidade orgânica do INSS nada mais é que uma repartição ou departamento de uma organização. É como se fosse um braço do INSS, que é integrado ao Instituto, mas não é independente.

A unidade orgânica é categorizada com um número, que nada mais é que o CEP, de onde aquela repartição do INSS está localizada, sendo assim, uma única cidade pode ter várias unidades orgânicas do INSS.

É nessa unidade orgânica que um contribuinte do INSS é atendido, e resolve quaisquer situações ligadas ao Instituto Nacional de Seguridade Social, como aposentadoria, afastamento, e outros benefícios oferecidos aos contribuintes.

VEJA TAMBÉM:  Rastrear Cartão Santander pelo CPF (2023) Transportadora

Exemplos de unidade orgânica INSS

Para exemplificar uma unidade orgânica do INSS, iremos utilizar a cidade de São Paulo. Na capital paulista existem diversos polos do INSS, cada um localizado em um bairro com um CEP diferente.

Cada uma destas unidades é uma unidade orgânica, e atende geralmente a população que reside perto desta repartição do INSS.

Agora em cidades menores que possuem somente um CEP, geralmente existe apenas uma unidade (repartição) do INSS, que atende a população correspondente àquela localidade, àquele CEP específico.

Confira: Empréstimo pela conta de luz é confiável?

Como obter o número da unidade orgânica do INSS?

O número da unidade orgânica é disponibilizado automaticamente quando você realiza um requerimento para realizar algum atendimento no INSS, seja para perícia, aposentadoria, ou consulta médica.

Você pode consultar a unidade orgânica designada para o seu atendimento, no comprovante do requerimento, que é entregue no momento do agendamento, e ainda pode ser consultado no site do meu INSS, ou através do aplicativo.

Unidade orgânica no Instituto Nacional do Seguro Social

A unidade orgânica no Instituto Nacional do Seguro Social, nada mais é que a própria unidade orgânica do INSS, onde cada uma representa uma localidade que atende aos contribuintes.

Como cadastrar unidade orgânica INSS CPF?

O cadastro é realizado automaticamente quando você se torna contribuinte do INSS, porém a unidade orgânica só é apresentada quando é necessário realizar algum atendimento em uma repartição do INSS.

Deste modo, no momento do agendamento, automaticamente uma unidade orgânica será designada para o atendimento, que na maioria das vezes representa a repartição do INSS, mais próxima da casa do contribuinte.

VEJA TAMBÉM:  Keto Boost é confiável? Não funciona? Descubra! (2023)

Porém pode existir uma superlotação na unidade orgânica mais próxima, neste caso pode ser designada uma outra para que o contribuinte não necessite esperar muito para realizar o seu atendimento.

Como se inscrever no INSS?

Quando uma pessoa começa a trabalhar no regime CLT, ou seja com carteira de trabalho assinada, ele é automaticamente inscrito no INSS, e já começa a contribuir, porém no caso de profissionais autônomos, ou no regime estatutário pode-se ainda se inscrever no INSS.

Para isso é necessário realizar um cadastro, que pode ser feito no site oficial do governo federal, ou através deste link Aqui, onde após o cadastro o trabalhador começa a contribuir pagando uma parcela mensal, e tem direito aos benefícios do INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *