O que é serve como Comprovante de Residência? Exemplos!

Muitas vezes, quando vamos realizar algum processo burocrático, seja com o governo ou com alguma empresa que presta serviços fixos, como internet, luz e gás, precisamos apresentar um comprovante de residência. Porém, nem todos sabem o que é, ou como consegui-lo.

Pensando na importância que essa informação possui, e a falta de informação geral sobre o assunto, criamos este artigo para lhe ajudar a realizar os seus processos. Ensinaremos o que é o comprovante e para que ele é utilizado, além de como conseguir pegar o seu comprovante. Dessa forma, não lhe restarão dúvidas quando precisar realizar algum tipo de inscrição ou registro, e precisar de um comprovante de residência. Leia até o final para entender melhor!

O que é comprovante de residência?

O comprovante de residência nada mais é do que um documento comprovando a sua residência no endereço apresentado.

Portanto, qualquer conta em seu nome com o seu endereço atual será validado como um comprovante de residência quando for requerido que apresente um.

Para que serve um comprovante de residência?

O comprovante de residência serve para provar que você reside em tal endereço apresentado no documento.

VEJA TAMBÉM:  Rastrear Pedido no Extra - Qual a transportadora?

Ele é utilizado para comprovar que o endereço informado no momento de cadastro realmente condiz com o que está provado em documento, para evitar golpes e instalações errôneas.

Confira aqui: Como tirar comprovante de residência online.

O que é aceito como comprovante de residência?

Como o comprovante de residência se trata de um documento que possua o seu nome e o seu endereço atual, não é difícil conseguir o seu. Basta usar uma conta de luz, gás, telefone ou qualquer outro tipo de serviço que possua o seu nome e o seu endereço atual.

Portanto, qualquer boleto que possua seu nome e seu endereço, poderá servir. Inclusive, diversas instituições aceitam comprovantes em nome de parentes, desde que seja comprovado tal parentesco.

O que não é aceito como comprovante de residência?

Apesar de qualquer documento com nome e endereço atual sejam válidos na maioria dos lugares, existem instituições que não aceitam certos tipos de documentação.

Por exemplo, um contrato de aluguel reconhecido em cartório pode ser recusado como comprovante de residência em um lugar, mas aceito em outro. Portanto, é importante perguntar quais os documentos não serão aceitos. A melhor solução é sempre utilizar uma conta de luz, água, telefone ou gás, que, normalmente, são mais aceitos.

O que é comprovante de residência atualizado?

O comprovante de residência atualizado não passa do mesmo documento de comprovação, que já comentamos, que está atualizado com as informações presentes.

IPTU serve como comprovante de residência?

Assim como foi dito antes, o IPTU, assim como outros documentos, poderão ser aceitos em determinados locais, mas não necessariamente em todos. Portanto, pergunte à instituição em questão se aceitam o IPTU ou apenas contas de luz, água, telefone e gás.

VEJA TAMBÉM:  Mercado Livre aceita PayPal? Aceita Nubank? Hipercard? BTC?

Conta de celular serve como comprovante de residência?

Da mesma forma que o IPTU e outros documentos, isso poderá variar dependendo do local onde deverá ser apresentado o comprovante de residência. Em dúvida, pergunte sobre a possibilidade de utilizar uma conta de celular como comprovante.

Fatura digital serve como comprovante de residência?

Uma fatura digital, desde que esteja no seu nome ou no de parentes próximos, poderá sim ser aceito como um comprovante de residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *