Como Mandar E-mail Formal Solicitando algo (Exemplos)

Agora você aprende como mandar um e-mail formal solicitando algo, juntamente com alguns exemplos para você somente editar na hora de mandar a sua mensagem, solicitando algum serviço ou até mesmo alguns arquivos ou orçamentos.

O email surgiu em 1971, e conforme a internet foi se modernizando e as pessoas mudando para o digital, ele ficou cada vez mais comum. A ideia inicial era que ele seria um correio digital, para as pessoas mandarem e receberem mensagens.

Mas atualmente você necessariamente precisa ter um email para utilizar a internet, pois praticamente qualquer atividade exige um e-mail no momento do cadastro, e até mesmo os smartphones o solicitam na configuração inicial.

O envio de e-mails é uma prática comum, principalmente em empresas, pois agiliza os processos e ainda mantém a ordem na hora de organizar as tarefas diárias, fazendo dele o meio mais utilizado até hoje.

Porém no ambiente de trabalho, por exemplo, existe uma certa estrutura que um e-mail deve seguir, é aí surge o padrão de e-mail formal, que basicamente é um modo corporativo de se enviar uma solicitação por email.

Confira agora os tipos de e-mails mais comuns, e como você pode utilizá-los e adaptá-los para o seu dia-a-dia, deixando a sua comunicação ainda mais rápida e mais eficiente.

Como mandar um e-mail formal?

Para mandar um e-mail formal, ele basicamente precisa de alguns itens obrigatórios de modo que a mensagem seja compreendida e entendida como formal, pois assim a pessoa que recebe o e-mail já sabe que ele possui um nível maior de importância.

Introdução

Nesta parte você irá fazer uma breve introdução sobre o assunto que você deseja tratar, explicando um pouco qual o seu problema ou objetivo, começando com algo formal como desejando um bom dia ou boa tarde por exemplo.

Mensagem

Na mensagem você irá explicar exatamente o que deseja com o seu email, detalhando o máximo possível tudo que você precisa, para que a outra pessoa já saiba exatamente o que fazer economizando tempo.

VEJA TAMBÉM:  Agenda do Zé Ramalho 2024

Durante a mensagem de um e-mail formal, você deverá utilizar um português correto, evitando abreviações e tomando cuidado até mesmo com a pontuação. 

Uma dica simples é escrever como se fosse uma redação, pois deste modo você naturalmente irá utilizar um português mais culto, e entrará no padrão de linguagem necessário para um e-mail formal.

Encerramento

Nesta parte o email será encerrado, e deverá ser utilizado alguma saudação para manter o nível de formalidade mantido por todo o e-mail, além da assinatura que normalmente consiste do nome, cargo e telefone para contato.

Anexo

Na grande maioria dos emails formais, um anexo sempre é enviado, seja para exemplificar melhor o objetivo, ou até mesmo para enviar arquivos para pessoas de outros setores, por exemplo.

Sempre verifique os anexos de seu e-mail, garantindo que os arquivos estejam anexados realmente, e também que sejam exatamente os que você deseja enviar. 

Como iniciar um e-mail formal?

O início de um e-mail formal não precisa ser complicado, e deve iniciar com uma saudação e uma introdução simples, de modo a inserir o assunto que será tratado na parte da mensagem em questão.

Exemplo de como iniciar um e-mail formal:

  • “Bom Dia/ Boa Tarde/ Boa Noite (utilize o que condiz com o momento que você envia o e-mail).
  • Venho por meio deste solicitar (introdução do assunto)”.

Este é um exemplo clássico de um e-mail formal, e pode ser utilizado em todos os seus e-mails, trocando apenas a saudação inicial, e adequando o assunto para cada e-mail que você precisar enviar.

Como terminar um e-mail formal?

A finalização de um e-mail formal também não precisa ser complexa, e você pode utilizar ainda uma estrutura pronta para finalizar todos os seus e-mails, mantendo sempre o padrão de formalidade em todos. 

Alguns provedores de e-mail oferecem a opção de programar a finalização, chamada também de assinatura, de modo que ela seja inserida automaticamente em todos os e-mails que você enviar da sua conta.

#image_title

Exemplo de como terminar um e-mail formal:

“Atenciosamente,/ Cordialmente,

Seu Nome

Seu Cargo

Número de Telefone”

A finalização de um e-mail formal ficaria algo mais ou menos assim:

“Atenciosamente,

Paulo Costa

Gerente de Marketing

(99) 99999-9999”

Exemplos de e-mails formais

Certamente você já deve ter recebido em algum momento algum e-mail formal, e pode sempre analisar a estrutura utilizada daquele que você mais gostou para aplicar nos seus próprios e-mails.

A melhor maneira de se obter um exemplo de e-mail formal para utilizar no trabalho, por exemplo, é analisando o modo que seus colegas escrevem os deles, pois desta maneira você poderá identificar o padrão que é utilizado na empresa que você está trabalhando.

Segue alguns exemplos de e-mails genéricos que podem ser utilizados:

VEJA TAMBÉM:  Número de WhatsApp do Richarlison (2024)

Exemplo 1:

Bom dia,

Venho por meio deste solicitar o envio dos relatórios da reunião do dia 10/09/2022.

Gostaria do envio da cópia dos relatórios referentes à reunião supracitada, de modo a armazená-los em pasta própria no departamento de marketing para consultas posteriores.

Fico no aguardo do seu retorno o mais breve possível.

Atenciosamente,

João Costa

Gerente de Marketing

(99) 99999-9999.

Exemplo 2:

Boa Tarde,

Venho por meio deste realizar o envio dos relatórios referentes à reunião do dia 10/09/2022.

Conforme solicitado segue em anexo os relatórios em formato pdf, para armazenamento e consulta futura de todos os relatórios apresentados na reunião supracitada.

Cordialmente,

Marcela Pereira

Assistente Administrativa

(88) 88888-8888.

Estes são dois exemplos clássicos de um e-mail formal, seguido de sua resposta, vale ressaltar que eles devem ser simples, direto ao ponto, e com uma linguagem um pouco mais refinada que o tradicional.

Esta é a base de um e-mail formal, e seguindo a estrutura apresentada pode ser adaptado para qualquer mensagem que você precise enviar através de um e-mail, mantendo sempre o profissionalismo e a cordialidade.

VEJA: Qual é a fortuna do Flávio Augusto.

E-mail de solicitação de serviço

Para escrever um e-mail de solicitação de serviço a lógica é a mesma, bastando apenas trocar a mensagem para o serviço em questão, e estipular uma data caso seja necessário um serviço urgente.

Exemplo de e-mail de solicitação de serviço:

Bom dia,

Venho por meio deste solicitar o reparo no banheiro do departamento de marketing.

Peço cordialmente que a seção de reparos, realize a adequação de manutenção referente ao problema de vazamento que está ocorrendo no banheiro masculino, até a data máxima de 10/10/2022.

Fico no aguardo de seu retorno.

Atenciosamente,

João Costa

Gerente de Marketing

(99) 99999-9999.

Como escrever um e-mail comunicando algo?

Um e-mail de comunicação, conhecido também como memorando, pode seguir a mesma lógica por trás de outros e-mails formais, adaptando somente a mensagem que deverá ser informada, e mandando para as pessoas interessadas no comunicado.

Exemplo de como escrever um e-mail comunicando algo:

Bom dia,

Venho por meio deste informar, sobre a dedetização que ocorrerá no dia 04/10/2022.

Informamos que todo o escritório da empresa passará por processo de controle de pragas no período da tarde na data supracitada, e pedimos que todas as salas estejam vazias de modo a evitar acidentes no momento da dedetização.

Contamos com a compreensão de todos.

Cordialmente,

Marcela Pereira

Assistente Administrativa

(88) 88888-8888.

Este é o exemplo mais simples, que pode ser seguido em todas as comunicações, adaptando somente à situação que será informada no e-mail que você escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *