Agora você aprende como mandar um e-mail formal solicitando algo, juntamente com alguns exemplos para você somente editar na hora de mandar a sua mensagem, solicitando algum serviço ou até mesmo alguns arquivos ou orçamentos.
O email surgiu em 1971, e conforme a internet foi se modernizando e as pessoas mudando para o digital, ele ficou cada vez mais comum. A ideia inicial era que ele seria um correio digital, para as pessoas mandarem e receberem mensagens.
Mas atualmente você necessariamente precisa ter um email para utilizar a internet, pois praticamente qualquer atividade exige um e-mail no momento do cadastro, e até mesmo os smartphones o solicitam na configuração inicial.
O envio de e-mails é uma prática comum, principalmente em empresas, pois agiliza os processos e ainda mantém a ordem na hora de organizar as tarefas diárias, fazendo dele o meio mais utilizado até hoje.
Porém no ambiente de trabalho, por exemplo, existe uma certa estrutura que um e-mail deve seguir, é aí surge o padrão de e-mail formal, que basicamente é um modo corporativo de se enviar uma solicitação por email.
Confira agora os tipos de e-mails mais comuns, e como você pode utilizá-los e adaptá-los para o seu dia-a-dia, deixando a sua comunicação ainda mais rápida e mais eficiente.
Como mandar um e-mail formal?
Para mandar um e-mail formal, ele basicamente precisa de alguns itens obrigatórios de modo que a mensagem seja compreendida e entendida como formal, pois assim a pessoa que recebe o e-mail já sabe que ele possui um nível maior de importância.
Introdução
Nesta parte você irá fazer uma breve introdução sobre o assunto que você deseja tratar, explicando um pouco qual o seu problema ou objetivo, começando com algo formal como desejando um bom dia ou boa tarde por exemplo.
Mensagem
Na mensagem você irá explicar exatamente o que deseja com o seu email, detalhando o máximo possível tudo que você precisa, para que a outra pessoa já saiba exatamente o que fazer economizando tempo.
Durante a mensagem de um e-mail formal, você deverá utilizar um português correto, evitando abreviações e tomando cuidado até mesmo com a pontuação.
Uma dica simples é escrever como se fosse uma redação, pois deste modo você naturalmente irá utilizar um português mais culto, e entrará no padrão de linguagem necessário para um e-mail formal.
Encerramento
Nesta parte o email será encerrado, e deverá ser utilizado alguma saudação para manter o nível de formalidade mantido por todo o e-mail, além da assinatura que normalmente consiste do nome, cargo e telefone para contato.
Anexo
Na grande maioria dos emails formais, um anexo sempre é enviado, seja para exemplificar melhor o objetivo, ou até mesmo para enviar arquivos para pessoas de outros setores, por exemplo.
Sempre verifique os anexos de seu e-mail, garantindo que os arquivos estejam anexados realmente, e também que sejam exatamente os que você deseja enviar.
Como iniciar um e-mail formal?
O início de um e-mail formal não precisa ser complicado, e deve iniciar com uma saudação e uma introdução simples, de modo a inserir o assunto que será tratado na parte da mensagem em questão.
Exemplo de como iniciar um e-mail formal:
- “Bom Dia/ Boa Tarde/ Boa Noite (utilize o que condiz com o momento que você envia o e-mail).
- Venho por meio deste solicitar (introdução do assunto)”.
Este é um exemplo clássico de um e-mail formal, e pode ser utilizado em todos os seus e-mails, trocando apenas a saudação inicial, e adequando o assunto para cada e-mail que você precisar enviar.
Como terminar um e-mail formal?
A finalização de um e-mail formal também não precisa ser complexa, e você pode utilizar ainda uma estrutura pronta para finalizar todos os seus e-mails, mantendo sempre o padrão de formalidade em todos.
Alguns provedores de e-mail oferecem a opção de programar a finalização, chamada também de assinatura, de modo que ela seja inserida automaticamente em todos os e-mails que você enviar da sua conta.
Exemplo de como terminar um e-mail formal:
“Atenciosamente,/ Cordialmente,
Seu Nome
Seu Cargo
Número de Telefone”
A finalização de um e-mail formal ficaria algo mais ou menos assim:
“Atenciosamente,
Paulo Costa
Gerente de Marketing
(99) 99999-9999”
Exemplos de e-mails formais
Certamente você já deve ter recebido em algum momento algum e-mail formal, e pode sempre analisar a estrutura utilizada daquele que você mais gostou para aplicar nos seus próprios e-mails.
A melhor maneira de se obter um exemplo de e-mail formal para utilizar no trabalho, por exemplo, é analisando o modo que seus colegas escrevem os deles, pois desta maneira você poderá identificar o padrão que é utilizado na empresa que você está trabalhando.
Segue alguns exemplos de e-mails genéricos que podem ser utilizados:
Exemplo 1:
Bom dia,
Venho por meio deste solicitar o envio dos relatórios da reunião do dia 10/09/2022.
Gostaria do envio da cópia dos relatórios referentes à reunião supracitada, de modo a armazená-los em pasta própria no departamento de marketing para consultas posteriores.
Fico no aguardo do seu retorno o mais breve possível.
Atenciosamente,
João Costa
Gerente de Marketing
(99) 99999-9999.
Exemplo 2:
Boa Tarde,
Venho por meio deste realizar o envio dos relatórios referentes à reunião do dia 10/09/2022.
Conforme solicitado segue em anexo os relatórios em formato pdf, para armazenamento e consulta futura de todos os relatórios apresentados na reunião supracitada.
Cordialmente,
Marcela Pereira
Assistente Administrativa
(88) 88888-8888.
Estes são dois exemplos clássicos de um e-mail formal, seguido de sua resposta, vale ressaltar que eles devem ser simples, direto ao ponto, e com uma linguagem um pouco mais refinada que o tradicional.
Esta é a base de um e-mail formal, e seguindo a estrutura apresentada pode ser adaptado para qualquer mensagem que você precise enviar através de um e-mail, mantendo sempre o profissionalismo e a cordialidade.
VEJA: Qual é a fortuna do Flávio Augusto.
E-mail de solicitação de serviço
Para escrever um e-mail de solicitação de serviço a lógica é a mesma, bastando apenas trocar a mensagem para o serviço em questão, e estipular uma data caso seja necessário um serviço urgente.
Exemplo de e-mail de solicitação de serviço:
Bom dia,
Venho por meio deste solicitar o reparo no banheiro do departamento de marketing.
Peço cordialmente que a seção de reparos, realize a adequação de manutenção referente ao problema de vazamento que está ocorrendo no banheiro masculino, até a data máxima de 10/10/2022.
Fico no aguardo de seu retorno.
Atenciosamente,
João Costa
Gerente de Marketing
(99) 99999-9999.
Como escrever um e-mail comunicando algo?
Um e-mail de comunicação, conhecido também como memorando, pode seguir a mesma lógica por trás de outros e-mails formais, adaptando somente a mensagem que deverá ser informada, e mandando para as pessoas interessadas no comunicado.
Exemplo de como escrever um e-mail comunicando algo:
Bom dia,
Venho por meio deste informar, sobre a dedetização que ocorrerá no dia 04/10/2022.
Informamos que todo o escritório da empresa passará por processo de controle de pragas no período da tarde na data supracitada, e pedimos que todas as salas estejam vazias de modo a evitar acidentes no momento da dedetização.
Contamos com a compreensão de todos.
Cordialmente,
Marcela Pereira
Assistente Administrativa
(88) 88888-8888.
Este é o exemplo mais simples, que pode ser seguido em todas as comunicações, adaptando somente à situação que será informada no e-mail que você escrever.