Como fazer um viveiro de Peixes (Caseiro) Simples e Fácil

Quer saber como fazer um viveiro de peixes caseiro? Então, continue acompanhando este artigo que vamos mostrar como fazer de forma simples e fácil para você aprender de vez.

Viveiro de peixes é tipo uma lagoa abastecida de peixes que pode ter diversas finalidades. Se quer criar um viveiro de peixes, então saiba que vamos mostrar como fazer isso logo abaixo.

Como fazer um viveiro de peixes caseiro?

Antes de fazer um viveiro de peixes caseiro é importante analisar diversos fatores, como o tipo de solo onde será colocado, a topografia do terreno, análise da água que abastecerá o viveiro, tipo de tanque que será criado, entre outros.

Os formatos de viveiros ou tanques devem ser analisados na hora de construir um viveiro. Normalmente, os mais usados são as formas retangulares, já que facilitam o manejo dos peixes, mas outra forma muito popular também são os de formas circulares.

Na hora de escolher os formatos do viveiro, deve se analisar o tipo de peixe escolhido para a criação e também tem que ficar atento em relação a profundidade do viveiro.

Se for criar um tanque saiba que a melhor opção são os tanques de terra, pois eles reproduzem o habitat mais natural para os peixes. Porém, os tanques de terra precisam de muitos cuidados. Outro tipo de tanque muito usado também são os de alvenaria.

VEJA TAMBÉM:  Número de WhatsApp da Deolane Bezerra (2023) Verdadeiro

Os melhores solos para construir viveiros para peixes são os argilosos e de baixa permeabilidade. Ao construir um viveiro é preciso ficar atento para aproveitar o máximo a topografia do terreno, compactando o fundo e as paredes, deixando ele mais estável, sem infiltração e erosão.

O local que irá ser construído o viveiro precisa ter fontes de água de boa qualidade, sem contaminação por poluentes e tem que ter quantidade mínima para abastecer os tanques.

Também é importante estar atento ao tipo de sistema de abastecimento, que pode ser por gravidade ou por bombeamento. É preciso analisar e saber escolher bem qual o melhor para o viveiro que será construído.

Em relação ao canal de abastecimento o ideal é contar com distribuição de água por gravidade, pois evita falhas no sistema como a falta de energia e quebra de bombas.

Já o canal de deságue deve ser realizado através de calhas e tubos de PVC, que vão levar a água ao tanque de decantação ou estabilização. O essencial é drenar a água do fundo dos tanques, já que ela tem pouca oxigenação e qualidade.

Viveiro
#image_title

Como fazer tanque de peixe com tela?

Além de analisar todos os fatores a cima, ao construir um tanque de peixe com tela é importante conhecer os componentes do tanque rede, escolher o formato ideal, definir o volume do tanque rede, conhecer as diferenças, etc.

Ao criar um tanque de peixe com tela é importante dispor das seguintes característicasL leveza, resistência, durabilidade, facilidade de renovação de água, resistência à corrosão e precisa ser seguro para os peixes e os trabalhodores.

Como funciona a construção de viveiros?

O tipo mais popular de construção de viveiros são os viveiros escavados. Os viveiros escavados são construídos retirando a terra de forma central ou de uma encosta, elevando as paredes e geralmente são construídos em áreas mais planas.

VEJA TAMBÉM:  Agenda da Marisa Monte 2023 (Shows Abril, Maio, Junho)

Os viveiros escavados permitem um controle melhor para drenar e abastecer. Normalmente o formato desses viveiros são regulares e o tamanho é projetado de acordo com a necessidade.

Como montar um viveiro de peixes

Para montar um viveiro de peixes você pode seguir as dicas que mostramos ao longo deste post. Pode até parecer fácil montar um viveiro de peixes, mas não é tão simples quanto pensa e é preciso estar atento a diversos fatores para ter um viveiro de peixes.

O que eu preciso para fazer uma criação de peixe?

Para atuar com a criação de peixes é preciso realizar um conjunto de práticas e técnicas para o cultivo. Entre essas etapas estão a preparação do viveiro, o processo de calagem, adubação dos viveiros, etc.

A pessoa que deseja atuar com a criação de peixes pode ser chamada de piscicultor. Esse trabalho de criação de peixes cresceu muito nos últimos tempos e anda movimentando boa parte da economia do Brasil.

Mas, para fazer uma criação de peixe é preciso de muito estudo, é importante analisar quais são as melhores ações que precisam ser realizadas para a criação de peixe, os melhores métodos e muito mais.

Muitas pessoas acham que é fácil fazer um viveiro e atuar na criação de peixe, e é ai que se enganam, pois a criação de peixe exige muito trabalho e é preciso correr atrás para se dar bem com esse mercado.

Agora que você já sabe tudo sobre viveiro, então aproveite para compartilhar este artigo com seus familiares e amigos que você sabe que vão se beneficiar com a leitura deste post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *